Streaming

Star Wars 9 faz justiça a Luke Skywalker?

Cuidado! Spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker.

Star Wars: A Ascensão Skywalker está dividindo os fãs como Star Wars: Os Últimos Jedi (2017) dividiu.

Muitos acham que o filme é uma conclusão digna para a Saga dos Skywalker, mas outros acharam que Star Wars: A Ascensão Skywalker é uma história previsível que usa a nostalgia de muleta.

Um ponto que também está em discussão é a forma como Luke Skywalker (Mark Hamill) foi retratado nas duas obras. Se em Os Últimos Jedi, Luke foi descaracterizado, em Star Wars: A Ascensão Skywalker o herói volta a exibir as características conhecidas dos fãs, ou seja, um otimismo e uma persistência inabaláveis.

Mas será que esse foi o caminho mais interessante para Luke depois de sua mudança em Os Últimos Jedi – que desagradou muitos fãs? O CBR discutiu a forma como Luke foi retratado em Star Wars: A Ascensão Skywalker em um artigo.

Luke está de volta

Na trilogia original de Star Wars, Luke encerra O Retorno de Jedi (1983) como o maior símbolo de esperança na galáxia, sendo o único capaz de trazer Darth Vader de volta para a luz.

30 anos depois, Luke retorna em Os Últimos Jedi como um homem derrotado e pessimista. Depois de perder o jovem Ben Solo (Adam Driver) para o Lado Sombrio da Força, Luke acha que os Jedi devem chegar ao fim, e para isso, ele se exila na ilha de Ahch-To. Esse Luke é redimido por Rey ao final do filme, e o herói que conhecemos retorna em Star Wars: A Ascensão Skywalker.

Em sua breve cena como fantasma da Força em Star Wars: A Ascensão Skywalker, Luke renova as esperanças de Rey, que decide desistir como o seu mestre fez um dia. Luke diz à Rey que ela tem tudo o que precisa dentro dela, e que o espírito dos Jedi vai acompanha-la na luta contra o Imperador Palpatine (Ian McDiarmid).

Muitos acharam a nova atitude de Luke destoante, mas ela combina com o personagem que conhecemos na trilogia original, que era um jovem homem que via esperança mesmo na situação mais adversa. Star Wars: A Ascensão Skywalker tem muitos defeitos, mas é inegável que o longa trouxe Luke Skywalker de volta.

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em exibição nos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.