Cuidado! Spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker e de The Mandalorian.
Star Wars: A Ascensão Skywalker pode ter revelado um destino trágico para o Bebê Yoda, fofo personagem protegido por Mando (Pedro Pascal) em The Mandalorian.
Com o retorno do Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) e seus experimentos em Star Wars: A Ascensão Skywalker, o destino do Bebê Yoda ficou em cheque. O CBR fez um artigo explicando o porquê.
O que o Império quer com o Bebê Yoda
Em The Mandalorian, os remanescentes do Império estão caçando o inocente Bebê Yoda por algum motivo.
Apesar de o motivo não estar totalmente claro, alguns indícios foram dados pela série. Apesar do cliente de Mando desejar o Bebê Yoda vivo ou morto em suas mãos, o Dr. Pershing insiste que a criatura seja entregue viva.
Pershing exibe emblemas vistos em Kamino, planeta exibido em Ataque dos Clones (2002), que mostra onde os stormtroopers foram criados. Ou seja, é possível que Pershing esteja envolvido com clonagem.
É dito que os soldados deveriam “extrair o material necessário e acabar com isso”, o que sugere que o Bebê Yoda pode ser utilizado pelo Império para clonagem, e depois acabar descartado – morto – quando não tiver mais serventia.
Os experimentos de Palpatine
O retorno de Palpatine em Star Wars: A Ascensão Skywalker não foi totalmente explicado, mas o filme sugere que clonagem pode ter tido algo a ver com esse processo.
Palpatine criou e clonou Snoke, como o próprio confirma, então é possível que ele tenha clonado a si próprio de alguma forma. Os clones de Snoke exibem marcas e ferimentos, o que indica que esse processo de clonagem pode não ser perfeito – isso explica também porque o corpo de Palpatine está deteriorado em Star Wars: A Ascensão Skywalker.
O Bebê Yoda foi usado no plano de Palpatine?
Se o Bebê Yoda tem Midi-chlorians (células da força) em grande quantidade, é possível que ele tenha sido utilizado não só na criação de Snoke, mas na ressurreição do Palpatine que vimos em Star Wars: A Ascensão Skywalker.
É possível que o Bebê Yoda seja um experimento do próprio Palpatine, que saiu de Exogol de alguma forma. Isso explicaria porque os remanescentes do Império estão caçando a criatura em The Mandalorian, já que eles estariam tentando leva-lo para o seu lugar de origem.
De qualquer forma, é seguro dizer que Star Wars: A Ascensão Skywalker se conectou a The Mandalorian, e que as especulações sobre clonagem não soam bem para o destino do amado Bebê Yoda.
Star Wars: A Ascensão Skywalker está em exibição nos cinemas brasileiros. The Mandalorian está disponível no Disney+, que está disponível apenas nos EUA. O serviço chega ao Brasil em 2020.