Streaming

Star Wars: A verdade que a Disney não te contou sobre Bebê Yoda

A série original do Disney+, Star Wars: The Mandalorian, é um grande sucesso – mas seus fãs têm apenas cerca de um milhão de perguntas sobre sua estrela.

O usuário silencioso, verde e com orelhas pontudas da Força, que foi imediatamente batizado de “Bebê Yoda” por toda a Internet, tem o carinho de todo o fandom de Star Wars, e eles gostariam de algumas respostas. Enquanto o personagem seja obviamente da mesma raça sem nome que o icônico Mestre Jedi, essa é praticamente a única coisa que se tornou óbvia a respeito – e à medida que a primeira temporada de Star Wars: The Mandalorian progrediu, ficou claro que o Bebê Yoda era uma figura importante.

Como uma breve atualização, o primeiro episódio da série mostrou o protagonista (Pedro Pascal), um membro em boa posição de uma guilda de caçadores de recompensas liderada por Greef Carga (Carl Weathers), assumindo uma tarefa para caçar e adquirir um alvo que se mostrou extremamente difícil para qualquer um de seus colegas colocar as mãos. Tudo o que se sabia sobre o referido alvo: poderia ser encontrado em algum lugar do planeta deserto de Arvala-7, e tinha 50 anos.

O Mandaloriano acompanhou a recompensa até uma instalação altamente segura, que estava sendo vigiada por um verdadeiro pelotão de guardas armados. Com a ajuda do droide de caça às recompensas um tanto suicida IG-11 (Taika Waititi), “Mando” conseguiu despachar todos os protetores do alvo – mas ficou surpreso ao descobrir que o alvo era um mero bebê.

Em vez de permitir que o IG-11 mate o pequeno, o Mandaloriano despachou o droide com um tiro na cabeça e assumiu a custódia do Bebê Yoda. Enquanto ele entregou o bebê inicialmente ao Cliente (Werner Herzog), ele mudou de ideia, libertando seu antigo alvo de seu cativeiro e escapando com a ajuda de uma força de combate de colegas Mandalorianos.

Certamente saberemos por que o Bebê Yoda é tão importante para tantas pessoas cruéis, mas, neste ponto, as perguntas que os fãs têm são mais simples. Bem, não sabemos ao certo qual é o grande negócio com o Bebê Yoda – mas aqui está tudo o que sabemos até agora.

Still from The Mandalorian

Menino ou menina?

A espécie de Yoda é extremamente misteriosa: George Lucas nunca deu um nome para eles, desejando que o Mestre Jedi permanecesse um enigma. Uma coisa que sabemos, no entanto, é que os membros dessa raça não são assexuais: existem homens e mulheres, como revelado em Star Wars: A Ameaça Fantasma.

Esse filme nos apresentou a Yaddle, uma fêmea da espécie de Yoda que era membro do Conselho Superior de Jedi e até ajudou no treinamento de um jovem Qui-Gon Jinn. Enquanto Star Wars: The Mandalorian não se esforça para revelar o gênero de Bebê Yoda, os espectadores atentos analisaram o mistério graças a uma fala aparentemente descartável do Doutor Pershing, um funcionário do Cliente, no terceiro episódio.

Especificamente, o homem se referiu ao Bebê Yoda como “ele” durante o resgate dos Mandalorianos, de modo que pelo menos um mistério foi resolvido: é um menino!

Ele é mesmo o Yoda?

Claro, assim que Bebê Yoda apareceu na tela, tivemos uma parcela significativa de fãs fazendo a pergunta óbvia: na verdade, é Yoda? Afinal, o Mestre Jedi já foi um bebê, e certamente explicaria a importância do rapaz para os remanescentes do Império e da Rebelião.

Obviamente, dar a esta pergunta alguns pensamentos produz uma resposta óbvia: de jeito nenhum. A não ser que a espécie de Yoda pratique reencarnação.

Star Wars: The Mandalorian acontece entre os eventos da trilogia original de Star Wars e os filmes novos, e você deve se lembrar que Yoda “se tornou um com a Força” (isto é, ele morreu) durante os eventos de Star Wars: O Retorno de Jedi. Embora suponhamos que seja possível que a série possa revelar que este é o Yoda em outro corpo, não há indício de que isso acontecerá mesmo.

Claro, há outra possibilidade: o Bebê Yoda poderia ser um clone do falecido Mestre Jedi. Tem sido apontado pelos fãs astutos que, em uma imagem promocional com o mencionado Doutor Pershing, ele parece estar usando uma insígnia muito, muito parecida com as usadas pelos clones de Jango Fett produzidos no planeta Kamino, como visto em Star Wars: O Ataque dos Clones.

Isso pode ser uma coincidência, pode ser um desvio de direção – ou uma referência pouco importante.

Ele tem um nome?

Claro, se o menininho não é Yoda, isso levanta a questão: qual é o nome dele? Sim, todos nós podemos ter certeza de que a Internet o teria chamado inicialmente de “Bebê Yoda” em qualquer caso, mas continua a fazê-lo porque não fomos informados pela Disney sobre o nome real dele.

De acordo com Dave Filoni, isso é intencional. Conversando com a Entertainment Tonight, o diretor disse: “Ainda queremos manter um monte de coisas misteriosas, não queremos sair por aí respondendo e tornando-as menos especiais.”

Bem, isso não esclarece nada. Mas é compreensível.

Por que ele tem poderes?

Um dos momentos mais dramáticos de Star Wars: The Mandalorian até agora ocorreu no segundo episódio, quando “Mando” – encarregado pelos Jawas que roubaram sua nave para recuperar um ovo de um animal furioso com chifres em troca de suas partes de volta – fica perto de ser morto pelos cascos do referido animal. Empunhando nada além de uma faca, o Mandaloriano abaixa a cabeça enquanto a fera chega – mas a carga é interrompida pelo Bebê Yoda, que usa a Força para levitar o monstro rosnando, permitindo que o Mandaloriano o mate.

Então, como diabos uma criança (mesmo uma de 50 anos) é capaz de usar a Força? Isso não requer treinamento muito intensivo?

Bem… sim e não. Não se esqueça que, conforme revelado por Star Wars: A Ameaça Fantasma (de novo, estranhamente), as crianças podem ser sensíveis à Força e ter acesso ao seu poder, com pouco ou nenhum treinamento.

Considere Anakin Skywalker, cujo status como um dos melhores pilotos de pods da galáxia veio graças à sua contagem insana de Midi-chlorians. “Ainda maior que a do Mestre Yoda”, como disse Obi-Wan Kenobi.

Claro, Anakin não estava levitando coisas quando criança – mas achamos altamente provável que os membros das espécies de Yoda sejam naturalmente sensíveis à Força, levando em consideração que os dois únicos a serem introduzidos antes da chegada de Bebê Yoda eram os Mestres Jedi. Até agora, essa é a melhor explicação que temos sobre essa questão.

The Mandalorian é a produção mais Star Wars desde o Retorno de Jedi! Veja o que os fãs de Star Wars estão achando da série! Entenda The Mandalorian: O que é o Aço Beskar e o Código do Caçador de Recompensas! Você sabia que a série de Obi-Wan Kenobi irá conectar a trilogia prequels com a trilogia original? Além disso, ela pode dar uma continuação para Han Solo: Uma História Star Wars! Disney+ terá mais séries de Star Wars no futuro! Confira isso e muito mais no Observatório de Séries.

A primeira temporada de Star Wars: The Mandalorian está disponível no Disney+, que ainda não foi lançado no Brasil.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.