Um dos benefícios da expansão contínua de universos como o de Star Wars é que certos momentos ou falas assumem significados diferentes, ou maiores, com o passar do tempo. Isso leva a um reino de possibilidades em constante evolução.

Também nos permite revisitar cenas familiares através de uma nova lente.

Em Star Wars: O Império Contra-Ataca, a fala enigmática de Yoda, “Existe outra”, garante a Obi-Wan Kenobi que Luke Skywalker não é o único campeão em potencial dos Jedi. Embora ainda possamos dizer com segurança que ele estava se referindo claramente à irmã gêmea de Luke, Leia Organa, o cânone subsequente de Star Wars Legends introduziu uma liga inteira de outros usuários da Força, pulando pela galáxia como clones ou como sobreviventes do massacre dos Jedi.


E, no cânone atual, é claro que Yoda sabia mais sobre indivíduos sensíveis à Força do que Luke e Leia. Isso significa que a fala de Yoda deveria ter sido muito mais específica em retrospecto: “Existe outra… Skywalker.”

Ahsoka Tano

De todos os outros Jedi da era da trilogia original, nenhum está mais qualificado para derrubar Darth Vader do que sua ex-aprendiz, Ahsoka Tano, uma das poucas Jedi originais a sobreviver à Ordem 66 e ao massacre de Jedi. Ahsoka tentou e falhou, é claro, em derrotar Vader durante Star Wars Rebels, mas isso não significa que ela não poderia ter tido outra chance, especialmente com Luke ou Leia ao seu lado.

Durante o tempo da trilogia original, Ahsoka estava escondida, tendo sobrevivido aos eventos dos rebeldes graças às travessuras da viagem no tempo. Ela, de fato, viveu toda a trilogia original, embora seu destino final após a Batalha de Endor seja desconhecido.

Ela certamente poderia ter continuado a treinar com Yoda para promover seu destino como Jedi.

Ezra Bridger

O herói de Star Wars Rebels, Ezra Bridger lutou durante os primeiros anos da rebelião, servindo como figura importante antes da Batalha de Yavin. Dadas suas habilidades crescentes com a Força, Ezra provavelmente poderia ter parado o próprio Vader no lugar de Luke, mas, para o bem ou para o mal, o destino interveio.

Ezra desapareceu no hiperespaço com Thrawn, embora seu destino final permaneça um mistério. Como resultado, ele provavelmente teria sido incapaz de ajudar Yoda contra o Império mais do que ele já tinha feito.

No entanto, como um dos principais Jedi a se posicionar contra o Império quando ninguém mais poderia, Ezra certamente conta como “outra” esperança para Yoda. Apesar disso, as chances são remotas.

A Criança

A história em torno da Criança de Star Wars: The Mandalorian permanece um mistério. Mas durante os eventos de O Império Contra-Ataca, esse bebê poderoso da espécie de Yoda teria cerca de 44 anos.

Yoda provavelmente não conhecia especificamente a Criança, mas ele poderia ter percebido sua existência.

Dado que a Criança é jovem demais para realmente entender suas próprias habilidades, agora cinco anos após a Batalha de Endor, não teria servido muito bem contra o Império durante a trilogia original. No entanto, ele ainda poderia ter sido treinado como um filhote com outro de sua espécie que poderia saber como se comunicar com ele.

O desenvolvimento da Criança poderia até ter sido apressado até que ele descobrisse uma maneira de lançar Star Destroyers como aviões de papel.

Resultado de imagem para star wars jedi the fallen order

Cal Kestis

O herói de Star Wars Jedi: Fallen Order apareceu apenas em um jogo até agora e, a partir de agora, não sabemos se ele sobreviveu durante toda a trilogia original. Kestis continua sendo um dos poucos Jedi que duelaram contra Darth Vader e viveram.

Como um poderoso Padawan, Cal permaneceu como um dos possíveis indivíduos que poderiam ter revivido toda a Ordem Jedi – embora isso resultasse na ruína da Galáxia.

Kestis pode ser um poderoso Jedi, mas certamente ele não é o único destinado a trazer equilíbrio à Força. No entanto, se ele lutasse ao lado da lista crescente de pessoas poderosas sensíveis à Força na Rebelião, há uma forte possibilidade de que Vader tivesse caído muito, muito mais cedo do que o esperado.

Dito isto, sabemos apenas sobre a história de Kestis por um breve período de tempo, até agora. Com base nas informações atuais que temos, ele provavelmente sobreviveu à Batalha de Yavin.

Felizmente, descobriremos o que aconteceu com ele em algum momento, com certeza.

Naq Med

Outra adição recente ao novo cânone de Star Wars, Naq Med é um sobrevivente da Ordem 66 que apareceu no livro chamado Force Collector. Med acabou lutando contra os Inquisidores, combatendo o Grande Inquisidor e, de alguma forma, saindo vitorioso com sua vida.

No entanto, em vez de continuar lutando com os Inquisidores, Med decidiu proteger sua família e se mudou para Pam’ba.

Curiosamente, Naq Med permaneceu deliberadamente fora dos principais conflitos da Rebelião, em parte devido à sua falta de vontade de colocar em perigo aqueles que amava, bem como pelo desejo de permanecer seguro e vivo. Aconteceu que Med tinha filhos em segredo antes da Ordem 66.

Ele também acreditava nas histórias do Imperador em torno da Rebelião Jedi. O bisneto de Med, Karr Nuq Sin, se tornaria um “colecionador de forças” ou uma pessoa que coleciona relíquias antigas da era dos Jedi, preservando-as por seu significado.

A linhagem inteira de Med poderia ter servido como a “outra esperança” de que Yoda falou, se eles se destacassem das sombras. Considerando que Med se levantou contra os Inquisidores, eles poderiam ter sido ameaças formidáveis.

Outros sobreviventes da Ordem 66

Existem vários outros Jedi que sobreviveram à Ordem 66 e ao massacre de Jedi, embora tenham desempenhado apenas pequenos papéis nos eventos que se seguiram e se mantiveram em segredo para continuar vivendo. Esses Jedi, embora poderosos, optaram por não participar dos eventos porque, simplesmente, eles haviam desistido de lutar contra os Sith.

Esses indivíduos incluem Selrahc Eluos, Coleman Kcaj, Oppo Rancisis e Ka-Moon Kholi. Vader sabia de todos eles e os tinha em uma lista de alvos futuros.

No entanto, todos eles conseguiram se manter bem escondidos. Yoda poderia tê-los visto como uma oração em potencial para o futuro, mas que bem eles fariam pela rebelião?

Eles já haviam se rendido ao Império em seus corações. E, mesmo que eles tivessem uma centelha de luta neles, se Vader, que os procurava deliberadamente e tivesse os recursos do Império para ajudar em sua caçada, não conseguiu encontrá-los, que chance Luke ou Yoda tinham?

Embora muitos “outros” estivessem por aí, Leia realmente teria sido a única a atender a chamada.

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em cartaz nos cinemas.