Streaming

Vikings: Onde está Ivar? Saiba tudo sobre o império de Kievan Rus'

A temporada final de Vikings estreou nesta semana, e a jornada de Ivar foi uma das partes mais interessantes dos primeiros episódios. Exilado e humilhado após perder Kattegat para Bjorn, o filho caçula de Ragnar acaba parando em um lugar totalmente novo.

A trama de Vikings expande seus limites geográficos e apresenta ao público o império de Kievan Rus’, comandado pelo temido Príncipe Oleg.

Confira abaixo tudo sobre essa região na vida real e na trama de Vikings!

Novas aventuras

Os Vikings eram originários da Escandinávia e Norte da Europa, mas o povo nórdico expandiu suas fronteiras para terras bem mais distantes. Uma área particular conquistada por um ramo diferente dos guerreiros foi Kievan Rus’, território localizado onde hoje em dia fica a Rússia e Ucrânia.

Kievan Rus’ foi fundado em meados do século IX, e conseguiu se manter como território organizado até a metade do século XIII. O “império” na verdade é considerado uma espécie de federação organizada entre povos eslavos e oriundos da Finlândia.

Hoje, a área ocupada por Kievan Ru’s equivale a partes da Rússia, Ucrânia e Belarus.

Oleg, o Profeta

Em Vikings, Kievan Rus’ é apresentada como o reino de Oleg, o Profeta. A sinistra figura é apesentada no primeiro episódio da temporada final da serie, e estabelece uma aliança com Ivar para a retomada de Kattegat.

Na vida real, Oleg de Novgorod realmente governou os Rus’ Vikings, entre os anos 879 e 912. A figura histórica era conhecida por seu talento militar e grande inteligência, além de supostas habilidades paranormais. A última característica, no entanto, pode ser uma mistura de mitologia com história real.

O território de Oleg começou a crescer em 882, quando seus exércitos capturaram a vida de Kiev, que foi estabelecida como a capital de Kievan Rus’.

Sob a liderança do Príncipe Oleg, Kievan Rus’ expandiu suas fronteiras e começou a realizar acordos comerciais com o Império Bizantino. Após a morte do monarca, em 912, seus descendentes dividiram o reino. A influência de Kievan Rus’ começou a declinar e o império entrou em colapso durante as invasões mongóis do século XIII.

Ivar e Oleg

A relação de Ivar e o Príncipe Oleg tem tudo para ser uma das novidades mais importantes da temporada final de Vikings. Em entrevista ao site Entertainment Tonight Canada, Alex Hogh Anderson falou sobre a reação de seu personagem ao conhecer o “novo amigo”.

“Esses russos são doidos! O Ivar percebe isso logo quando chega em Kievan. Ele olha para o Príncipe Oleg e fica tipo ‘talvez esse cara é um pouco mais louco que eu’. Então é como se ele se olhasse no espelho e enxergasse um reflexo diferente de si mesmo. Ele com certeza precisava disso”, contou o intérprete de Ivar.

Vikings é exibida no Brasil na Fox Premium 2.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.