Atenção! Contém spoilers de Você.

Você, série da Netlix que acompanha a história de um psicopata vivido por Penn Badgley ganhou sua segunda temporada na última semana e vem dominando as conversas nas redes sociais desde então.

De acordo com um artigo publicado pelo site Digital Spy, a segunda temporada de Você não conseguiu consertar um dos maiores erros da primeira. Confira os argumentos apresentados pelo site abaixo e tire suas próprias conclusões!


O Olhar de Joe

Os primeiros nove minutos do quarto episódio da primeira temporada de Você foram contados sob a perspectiva de Beck, a primeira garota da série a sofrer com a perseguição de Joe.

Desde então, Você foi narrada completamente pelo protagonista, consolidando-o como o personagem central do thriller. Dessa forma, o público de Você assiste os eventos da série pelos olhos de Joe, de uma maneira marcada pela perspectiva violenta e egoísta do personagem.

É por isso que alguns espectadores desenvolvem uma certa simpatia pelo personagem, algo que, segundo o Digital Spy, é um erro terrível.

Problemas da vida real

Candace ameaça o “final feliz” de Joe com Love Quinn, e segundo o Digital Spy, a insistência da série em contar sua história sob a perspectiva do vilão faz com que a dor da personagem pareça irrelevante.

De acordo com o artigo publicado, o entretenimento não existe em um vácuo. Violência contra as mulheres é uma epidemia no mundo todo, e a ausência de vozes para desafiar Joe em Você é realmente problemática.

O site também afirma que a série deveria ter dado para Candace uma possibilidade de mostrar seu olhar fora das impressões de Joe.

Sofrimento

Segundo o Digital Spy, a maneira como o sofrimento feminino é enfatizada pela série pode ser comprovada pelo cadáver de Delilah, em uma cena vista por muitos como desnecessária.

Ao contrário de séries como Mindhunter, por exemplo, Você escolhe mostrar de maneira completa o sofrimento quase pornográfico de suas personagens.

Redenção

A narrativa de Henderson também é utilizada para causar simpatia do público à história de Joe.

Com os flashbacks, o público descobre que Henderson tem um calabouço sexual para onde leva mulheres dopadas, algumas delas menores de idade, como o caso de Ellie. No entanto, ao invés de ser utilizada de maneira responsável, a narrativa serve para fazer Joe parecer menos desprezível em comparação.

Mas a série parece se esquecer que Joe é um vilão completo, sem chance de redenção. E se a terceira temporada não consertar esse erro, de acordo com o Digital Spy a série deve perder inúmeros fãs.

A segunda temporada de Você já está disponível na Netflix.