Streaming

Batman: O Cavaleiro das Trevas é ainda o melhor filme de heróis de todos os tempos

Depois de mais de uma década, Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) ainda está consolidado como o melhor filme de herói de todos os tempos.

Com uma abordagem mais realista promovida pelo diretor Christopher Nolan, o filme ressuscitou a força dos super-heróis no cinema – que andavam em baixa – e atingiu um status icônico que é celebrado até hoje.

Com a trilogia de Nolan, que começou em Batman Begins (2005), os fãs da DC puderam acompanhar uma versão mais séria e adulta do Batman, totalmente destoante dos filmes anteriores – em especial Batman e Robin.

Mas o que fez Batman: O Cavaleiro das Trevas ser tão bem-sucedido? O ScreenRant explicou em um artigo.

O sucesso de Cavaleiro das Trevas

Antes da trilogia de Nolan, os filmes de herói eram vistos como obras infantis, como contos de fadas. Nem os críticos e tampouco os atores de Hollywood levavam os filmes de herói a sério – o próprio Heath Ledger, que viveu o Coringa, não gostava do gênero.

Era consenso que filmes de heróis serviam apenas para vender brinquedos e atrair o público infantil ao cinema. O Batman de Nolan apagou essa identidade, criando um Gotham realista, com vilões de fato problemáticos e abordando temas complexos e interessantes, ou seja, fugindo do óbvio.

Os filmes de herói são diferentes hoje em dia

Depois de Batman: O Cavaleiro das Trevas, todos os filmes de herói passaram por mudanças. O lado tosco e infantil foi praticamente abolido dos filmes da atualidade, que passaram a focar muito mais na realidade.

Mesmo em filmes como Capitã Marvel, que exploram coisas bem distantes da realidade, a Marvel tenta colocar os “pés no chão” para tornar a história mais palatável para o público. Isso mostra a influência que o Batman de Nolan teve na indústria.

Porém, mesmo com a clara inspiração, nenhum filme conseguiu superar O Cavaleiro das Trevas.

Cavaleiro das Trevas ainda é o melhor de todos

As cenas de ação impecáveis, as atuações de Heath Ledger e Christian Bale como Coringa e Batman, o roteiro envolvente… Tudo em Batman: Os Cavaleiro das Trevas supera o que assistimos hoje nos filmes de super-herói.

Batman: O Cavaleiro das Trevas é considerado um dos melhores filmes dos anos 2000, sendo respeitado pelo público e pela crítica até hoje.

Muitos fãs não gostam da visão de Nolan sobre o Batman, mas é inegável que quando se trata de qualidade cinematográfica, Batman: O Cavaleiro das Trevas segue sendo soberano.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.