Na noite desta terça-feira (21), o Deadline anunciou com exclusividade que os projetos em parceria da Warner com a Bad Robot já começaram sua gênese inicial. Mais especificamente, o que a produtora de J.J. Abrams vai desenvolver com o material da DC, algo que causou grande expectativa entre os fãs da editora – que sonham com uma revitalização do Superman ou Lanterna Verde pelas mãos do cineasta responsável pelos novos Star Wars e Star Trek. Temos algo bem diferente.

O veículo anunciou que a Bad Robot desenvolverá diferentes propriedades baseadas na Liga da Justiça Sombria. Tanto para o cinema quanto TV, o grupo de heróis mais soturno dos quadrinhos será o foco de uma grande expansão dentro do estúdio; que está tentando lançar um filme do grupo há anos, com Doug Liman e Guillermo Del Toro já tendo passado pelo projeto em momentos diferentes. A notícia só mostra que a Warner não quer largar esse material, que é imensamente promissor.

Até mesmo porque, caso tudo ocorra da forma desejada pelos fãs, temos o queridinho Keanu Reeves envolvido no projeto. Por mais que a Marvel tenha tentado inúmeras vezes atrair o astro de John Wick e Matrix para seu Universo Cinematográfico, é a DC quem deve segurar o ator, devido à sua relação com o estúdio (especialmente com Matrix 4 em produção) e o óbvio fato de que Reeves já interpretou um personagem da editora no passado: John Constantine, que teve sua estreia nos cinemas no filme de 2005, e que os fãs bem conhecem como o “líder”do grupo sobrenatural – que ainda inclui Monstro do Pântano, Zatana e Magia.


Salvo pela nostalgia

Na época, a adaptação dos quadrinhos da Vertigo não foi um grande estouro, tampouco foi bem recebida. Um dos aspectos criticados, inclusive, foi o fato de Keanu Reeves destoar fisicamente do Constantine dos quadrinhos (que é loiro, britânico e mais perturbado), mas quase duas décadas depois, o filme é visto sob outros olhos. Uma aventura divertida e que tem um potencial gigantesco para ser explorado – que a própria série de TV limitada do personagem (onde foi interpretado por Matt Ryan, agora em Legends of Tomorrow) também ficou devendo em exploração de mitologia.

Claro, seguindo o padrão da indústria, o ideal era que a Bad Robot e a Warner encontrassem um novo ator para interpretar John Constantine nessa nova fase da Liga da Justiça Sombria. Mas o fenômeno Keanu Reeves pede por um retorno. Todos parecem adorar o ator agora, que emplaca novas franquias (John Wick, Toy Story) e reacende antigas (Matrix, Bill & Ted). O próprio ator revelou em entrevista no ano passado que tem muita vontade em reprisar seu papel como John Constantine em um novo projeto, e se até um novo filme de Matrix nós vamos ter, seu retorno como Constantine certamente não parece nada impossível – ainda mais quando levamos em conta que James Wan (de Aquaman) é um grande fã do filme de 2005.

Um novo Dark Universe

Já há rumores entre a esfera de insiders e jornalistas americanos de que a Warner desenvolve, sim, uma continuação de Constantine com Reeves no papel. Levando em conta que o plano da Warner parece ser desenvolver obras individuais de cada um dos heróis da Liga (o que também esclarece o súbito cancelamento da série do Monstro do Pântano da DC Universe), Constantine pode ser o primeiro a ter uma nova aventura – e ter Reeves como protagonista e “porta-voz” dessa nova fase não parece uma estratégia ruim.

O plano de Liga da Justiça Sombria ainda não foi especificado, mas apostamos que Keanu Reeves deve fazer parte dele. Quem diria não a John Wick, certo?