Streaming

Quem é Harbard? Grande mistério de Vikings é explicado

Em suas 6 temporadas, Vikings já contou com personagens de todos os tipos. Nenhum deles, no entanto, foi tão misterioso quando Harbard. O personagem foi introduzido na terceira temporada e desapareceu tão rápido como chegou.

Mas afinal de contas, quem foi Harbard? O misterioso personagem de Vikings era humano ou algo sobrenatural? O site Screen Rant tentou responder essa pergunta; confira abaixo!

A trama de Harbard

A chegada de Harbard em Kattegat foi prevista por sonhos proféticos de Aslaug, Siggy e Helga. O misterioso personagem chega se apresentando como um andarilho e contador de história, sendo recebido com fascínio pelas mulheres da aldeia.

O personagem conseguia aliviar a dor de Ivar simplesmente tocando no pequeno, para a surpresa de Aslaug e suas amigas. Ele também apareceu quando Siggy pulou no lago congelado para salvar Ubbe e Hvitserk, embora tenha sido visto inicialmente como uma ilusão da filha falecida da personagem, Thyri.

Harbard também se torna amante de Aslaug, mas desagrada a esposa de Ragnar ao dormir com outras mulheres.

O personagem desaparece misteriosamente e quase não é citado nos episódios subsequentes.

Quem é Harbard?

Embora Vikings nunca tenha focado inteiramente nos aspectos místicos da religião dos nórdicos, fica claro que a série é ambientada em um mundo onde os deuses realmente existem e podem ser contactados.

Isso pode ser comprovado pelas visões do Vidente, que sempre acabam se concretizando. Além disso, Odin em pessoa aparece para contar aos filhos de Ragnar sobre a morte do líder Viking.

Sendo assim, não é difícil imaginar que Harbard seja realmente um deus. Floki já afirmou que “Harbard” é um dos nomes de Odin, algo que é confirmado pelas lendas da mitologia nórdica.

A expressão nórdica “Harbard” significa “barba cinza” e é o nome utilizado por Odin no poema épico Hárbarðsljóð. Na história, o rei dos deuses aparece como um barqueiro.

Além disso, o fato de Harbard desaparecer em meio à névoa e curar a dor de Ivar tocando no garoto são evidências de seu caráter sobrenatural. Isso sem contar com os sonhos premonitórios das mulheres de Kattegat.

Fãs de Vikings se dividem entre 3 teorias. A primeira afirma que Harbard é Odin, o que é evidenciado por seu nome, atributos e importância na história.

A segunda diz que Harbard é Loki fingindo ser Odin, já que o deus nórdico era conhecido por seus poderes de trapaça e mudança de forma.

A terceira afirma que Harbard é Thor, dadas as semelhanças da história de Harbard com o conto “A História de Utgarda-Loki”, que traz o deus do trovão como personagem principal.

Vikings exibe sua temporada final.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.