Streaming

Trailer de novo filme dos X-Men gera polêmica com mutante brasileiro

Os Novos Mutantes, novo filme da franquia X-Men, está dando o que falar e uma das principais polêmicas em torno da produção envolve um personagem brasileiro.

Roberto da Costa, o Mancha Solar, é um herói brasileiro de Os Novos Mutantes. Com a divulgação do trailer do filme, foi revelado que o personagem será interpretado pelo também brasileiro Henry Zaga, o que gerou uma certa polêmica nas redes sociais.

Henry Zaga é um ator branco, e nas histórias originais de Os Novos Mutantes, o Mancha Solar era um homem negro.

Para muitos fãs, essa mudança pode ser configurada como whitewashing (termo utilizado quando um produto cultural tenta ‘embranquecer’ um personagem e apagar sua etnia).

Em um artigo, o CBR falou mais sobre a polêmica em torno de Os Novos Mutantes.

A origem de Mancha Solar foi alterada

O grande problema em transformar Roberto da Costa em um homem branco é o fato de que isso apaga completamente a origem do personagem em Os Novos Mutantes.

Na história original, Roberto manifesta os seus poderes pela primeira vez depois de sofrer racismo em um jogo de futebol.

Ou seja, ser negro é algo importante para a origem do personagem, é algo que constrói sua história e define em parte quem ele é. Mudar isso é uma escolha bem arriscada – e desrespeitosa, na opinião de muitos.

Com isso, Os Novos Mutantes obrigatoriamente altera a origem do Mancha Solar – que agora descobre os poderes em um momento intimo com a namorada. Por que mudar uma origem tão interessante de um personagem fundamental para a trama?

A culpa não é do ator Henry Zaga, que certamente é talentoso e pode trazer questões interessantes interpretando o Mancha Solar/Roberto. O problema aqui está na falta de visão da Fox/Marvel, que poderia ter dado espaço para atores brasileiros e negros.

Infelizmente, o erro de escalação de Os Novos Mutantes não está apenas em Roberto da Costa. Cecilia Reyes, interpretada pela brasileira Alice Braga, é uma mulher negra nascida em Porto Rico nos quadrinhos da Marvel. Alice é uma atriz branca, ou seja, a Fox/Marvel alterou a etnia de mais uma personagem de Os Novos Mutantes. Qual o sentido disso?

Essa discussão sempre será polêmica. Muita gente não vê problema em alterar a etnia de um personagem – especialmente quando ele é fictício – mas muita gente também fica ofendida com a falta de representatividade e as mudanças desnecessárias que Os Novos Mutantes trouxe.

“Cinco jovens mutantes descobrem o alcance de seus poderes e lidam com traumas do passado enquanto são mantidos presos contra a vontade num sinistro hospital”, diz a sinopse do longa.

Showrunner revela como seria a Marvel no universo de Watchmen! Confira a primeira prévia de What If…?, nova animação da Marvel no Disney+! Hawkeye será a série mais cara da Marvel na Disney+; confira o orçamento! E esses 8 heróis da Marvel tem os mesmos poderes que heróis da DC! O maior fracasso do MCU vai ganhar reboot e já temos detalhes! Foi confirmado que na Disney+ terão séries dos X-Men, do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico! Tudo isso você encontra no Observatório de Séries!

Os Novos Mutantes traz no elenco Charlie Heaton, Maisie Williams, Alice Braga, Henry Zaga, Anya Taylor-Joy e Blu Hunt.

Os Novos Mutantes chega aos cinemas em 2 de abril deste ano.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.