Marvel e DC no Oscar: a trajetória das editoras na premiação

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A rivalidade da Marvel e da DC é uma das mais conhecidas do mundo e com o Oscar 2020 chegando, é hora de analisar a trajetória das duas editoras na premiação.

Quando se trata de Oscar, a Marvel e a DC são bem equilibradas entre si. Atualmente, a DC supera a Marvel em número de indicações na premiação, com 41 indicações contra 31 da rival.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Porém, em prêmios a Marvel larga na frente, com 7 Oscars conquistados enquanto a DC possui 5 vitórias na premiação.

Será que em 2020 tudo vai mudar? Antes de responder essa pergunta, vamos analisar o histórico completo da Marvel e da DC no Oscar.

Marvel no Oscar

Por mais bizarro que isso pareça, o primeiro filme baseado nos quadrinhos da Marvel indicado ao Oscar sequer era um filme de herói.

Em 1998, Homens de Preto foi indicado ao Oscar em três categorias: Melhor Maquiagem e Penteado, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. Das três categorias, o longa levou para casa apenas a estatueta de Melhor Maquiagem e Penteado.

As HQs de Homens de Preto surgiram em 1990 na Aircel Comics, que foi comprada pela Marvel Comics alguns anos depois.

Depois disso, os filmes de herói da Marvel passaram a ocupar espaço na premiação. Homem-Aranha (2002) e Homem-Aranha 2 (2004), dirigidos por Sam Raimi, foram reconhecidos pela Academia.

Homem-Aranha foi indicado por Efeitos Visuais e Mixagem de Som. O filme sucessor foi mais além, levando para casa a estatueta de Melhores Efeitos Visuais, além de outras duas indicações.

Depois disso, Os Vingadores (2012), Capitão América: Soldado Invernal (2014), Guardiões da Galáxia (2014), X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), Doutor Estranho (2016), Guardiões da Galáxia Vol.2 (2017) e Vingadores: Guerra Infinita (2018) conquistaram indicações na categoria de Melhores Efeitos Visuais – alguns também foram lembrados em Maquiagem. Além desses, Logan (2017), foi lembrado na categoria de Roteiro Adaptado.

Além dessas indicações, a Marvel conquistou duas vitórias na categoria de Melhor Animação, com Operação Big Hero (2014) e Homem-Aranha: No Aranhaverso (2018).

A trajetória da Marvel no Oscar mudou de verdade com a chegada de Pantera Negra (2018). Com uma indicação para Melhor Filme – inédita para a Marvel – o filme conquistou três estatuetas: Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e Melhor Design de Produção. Foram 7 indicações ao todo.

Agora, em 2020, a Marvel chega no Oscar apenas com uma indicação, a de Vingadores: Ultimato na categoria Melhor Efeito Visual.

DC no Oscar

A DC tem o mérito de ter chegado ao Oscar algumas décadas antes da Marvel. Em 1941, Superman foi indicado na categoria Melhor Curta Animado.

Essa indicação já indicou uma tendência que viria a seguir, que é o destaque dos filmes do Superman e do Batman no Oscar.

Superman: O Filme (1978) foi o primeiro filme da DC a vencer o Oscar, conquistando o prêmio na categoria de Melhores Efeitos Visuais, além de outras duas indicações. O Homem de Aço voltou a ser indicado em 2006, com Superman: O Retorno, que foi lembrado na categoria de Efeitos Visuais.

Em 1989, Batman levou para casa a estatueta de Melhor Direção de Arte. Em 1992 e 1995, mais dois filmes do Batman foram lembrados na premiação, mas não levaram nenhum prêmio para casa.

Foi em 2002 que a DC voltou a vencer no Oscar, com Estrada para a Perdição, que conquistou o Oscar de Melhor Fotografia, além de outras cinco indicações.

Batman Begins (2005) e Marcas da Violência (2005) também receberam indicações, mas não foram premiados. Em 2016, o bizarro Esquadrão Suicida levou para casa a estatueta de Melhor Maquiagem.

O filme mais bem-sucedido da DC no Oscar foi Batman: Cavaleiro das Trevas (2008), que foi indicado em 9 categorias, levando a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger, que interpretou o Coringa. Como já havia morrido, o astro foi premiado postumamente.

Em 2020, a DC chega muito forte no Oscar, com 11 indicações para Coringa, incluindo a de Melhor Filme, inédita para o estúdio.

Essa é a chance da DC ultrapassar a Marvel no número de premiações. Será que vai acontecer? Vamos descobrir no dia 9 de fevereiro, dia em que a cerimônia do Oscar 2020 acontece.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio