Streaming

Novo Jogos Mortais promete ser uma das maiores surpresas de 2020; veja

Quando o trailer de Espiral – O Legado de Jogos Mortais, o nono episódio da franquia Jogos Mortais, foi lançado, fãs e críticos ficaram surpresos com o potencial demonstrado.

A franquia de filmes de Jogos Mortais é um tanto complexa. Começando em 2004, quando o diretor James Wan adaptou um curta para um longa-metragem, Jogos Mortais se tornou a joia fundamental do conhecedor de filmes de terror dos anos 2000.

Seguindo as elaboradas armadilhas de tortura de John Kramer, também conhecido como Jigsaw e seus companheiros leais, os filmes de Jogos Mortais exploram um instinto de sobrevivência cru, distribuindo muito sangue no processo. Após o sucesso de sua primeira parte, a série lançou um filme por ano até 2010, quando teve uma pausa de sete anos antes de lançar Jogos Mortais: Jigsaw em 2017.

Embora raramente alcancem sucesso com os críticos, os filmes de Jogos Mortais quase sempre foram grandes sucessos de bilheteria. Com exceção do trabalho árduo que foi Jogos Mortais 5, cada parte da franquia Jogos Mortais arrecadou mais de US$ 100 milhões.

Jigsaw forneceu um rito de passagem para a primeira incursão de muitos fãs no horror. Os filmes de Jogos Mortais também foram um sucesso nas locadoras, na época em que ainda estavam em alta, com várias pessoas alugando todos os fins de semana para apresentar para amigos e parentes.

À medida que a série progredia, no entanto, seus enredos e personagens ficaram obsoletos, de alguma forma tanto formulados quanto cada vez mais complicados.

Espiral – O Legado de Jogos Mortais traz uma nova visão

Quando Espiral – O Legado de Jogos Mortais foi anunciado, muitos já estavam desiludidos com a franquia Jogos Mortais. Tornou-se complicada e desarticulada, de relações de personagens desconcertantes a uma falta de vontade de evoluir.

O roteirista Chris Rock oferece uma oportunidade única para a franquia, que pode instilar uma nova vida, trazendo uma perspectiva única. O comediante confirmou que irá incluir elementos de comédia no filme.

É uma adição inesperada e, embora os fãs possam estar céticos quanto ao seu sucesso, é esse inesperado que foi muito necessário para revigorar a franquia. Afinal, Rock não seria a primeira pessoa a dar um passo da comédia ao horror e a estreia no horror de Jordan Peele, Corra!, ganhou um Oscar.

Uma compreensão do ritmo, do tempo e da emoção do público é claramente uma habilidade transferível entre os dois gêneros.

Somente a partir do trailer, fica claro que Espiral – O Legado de Jogos Mortais será um afastamento da atmosfera estabelecida de seus oito antecessores. Sua estética é totalmente diferente, inclinando-se mais para uma vibração cinematográfica brilhante do que para o visual sujo e surrado das suas iterações dos anos 2000.

Muitos fãs foram rápidos em conectar sua aparência a Se7en – Os Sete Crimes Capitais, uma comparação relevante considerando o mistério do assassinato em série também serviu de inspiração para o curta-metragem original. É uma abordagem moderna que estabelece sua própria aparência.

Sua vontade de fazer alterações na fórmula testada e comprovada faz os fãs vibrarem.

Volta ao básico

Espiral – O Legado de Jogos Mortais não apagará completamente o legado de Jogos Mortais, mas sim a construção. O trailer mostra várias referências para os fãs da franquia, da espiral da bochecha de Billy até uma cena que remente ao Jogos Mortais original.

Espiral – O Legado de Jogos Mortais parece ter compreendido perfeitamente o apelo do primeiro: horror gráfico misturado com comentários sociais. Estrelando dois policiais negros, Espiral – O Legado de Jogos Mortais tem uma grande oportunidade de adicionar novos níveis aos comentários do original, considerando o clima americano atual.

Da mesma forma que em Watchmen de 2019, a franquia está pegando o amado material original e adicionando uma nova profundidade através da diversificação de vozes. O Rotten Tomatoes classifica Espiral – O Legado de Jogos Mortais entre seus filmes mais esperados de 2020.

Por fim, Jogos Mortais é uma franquia para os fãs. Os críticos têm pouco amor por isso, mas o número da bilheteria confirma seu apelo inúmeras vezes.

O próprio Rock é um fã. Ele disse ao Deadline: “Sou fã de Jogos Mortais desde o primeiro filme em 2004. Estou empolgado com a oportunidade de levar isso a um lugar realmente intenso e perturbador.”

Em uma era saturada de filmes liderados por comitês e reinicializações por dinheiro, Espiral – O Legado de Jogos Mortais parece que vem de algum lugar genuíno, combinando o velho e amado com o novo e empolgante.

Espiral – O Legado de Jogos Mortais chegará aos cinemas em 18 de junho.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.