Até hoje, os fãs não entenderam o motivo por trás do cancelamento de Anne with an E, uma das séries mais amadas da Netflix nos últimos anos.

Baseada no livro “Anne of Green Gables”, escrito por Lucy Maud Montgomery em 1908, a série canadense foi produzida pelo canal CBC em parceria com a Netflix e pela roteirista/produtora de Breaking Bad, Moira Walley-Beckett.

A série acabou cancelada em sua 3ª temporada, que chegou na Netflix no começo de janeiro.


Mas por que Anne with an E foi cancelada com apenas três temporadas? O ScreenRant falou sobre isso em um artigo.

Fim precoce na Netflix

No fim, o cancelamento de Anne with an E aconteceu por conta da falta de audiência.

Segundo a executiva Sally Catto, da CBC, os números de audiência da série não conseguiram atingir o público entre 25 e 54 anos da forma como o canal e a Netflix desejavam, o que acabou prejudicando a continuidade da série.

“Eles [números da audiência] infelizmente, não eram bons o suficiente… Eles não estavam atingindo o nosso público alvo específico”, disse a executiva em uma declaração oficial.

A Presidente da CBC, Catherine Tait, revelou também sua insatisfação com a Netflix em uma entrevista ao Financial Post.

“Vários países fizeram acordos, como esse que fizemos, com a Netflix… e ao longo do tempo, começamos a perceber que estávamos aumentando o crescimento da Netflix, ou da Amazon, ao invés de aumentar o nosso crescimento doméstico e nossa indústria”, criticou a executiva.

Com a campanha forte dos fãs de Anne with an E, que estão pedindo para que a série seja salva, é possível que ela retorne em outro canal e/ou serviço de streaming, mas no fim das contas, o cancelamento é justificado por questões financeiras.

Sobre Anne with an E

A famosa série é baseada no livro Anne de Green Gables, de 1908 escrito por Lucy Maud Montgomery.

Passado em 1890, o livro acompanha uma jovem órfã que, após uma infância de abuso nas mãos de orfanatos cruéis e estranhos ainda mais, vai parar por engano na casa de um solteirona de uma cidade pequena, onde começa a conquistar todos com seu intelecto impressionante e sua personalidade marcante.

A série ficou popular entre os fãs por abordar questões de gênero e sexualidade de forma bem inclusiva e abrangente.

As 3 temporadas de Anne with an E estão disponíveis na Netflix.