Você percebeu? ESTE vilão apareceu em todos os filmes do Batman de Christian Bale

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A trilogia de Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, ofereceu uma versão mais sombria e realista de Batman, Gotham City e todos os criminosos que vivem nela, entre os Dr. Jonathan Crane, também conhecido como Espantalho, o único vilão a aparecer em todos os filmes. A trilogia de Nolan começou em 2005 com Batman Begins, apresentando Christian Bale como o novo Batman e Liam Neeson como Ra’s al Ghul, e servindo como uma reinicialização muito necessária do universo Batman nas telonas após a fraca recepção de Batman & Robin de Joel Schumacher.

Batman Begins foi seguido por Batman: O Cavaleiro das Trevas em 2008, que tinha o Coringa (interpretado por Heath Ledger) como o principal vilão, e que se tornou um dos melhores filmes de super-heróis já feitos. A parte final na trilogia, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, chegou em 2012 e teve Bane (Tom Hardy) como vilão, junto com Talia al Ghul (Marion Cotillard), e introduziu uma nova Mulher-Gato (Anne Hathaway).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Embora cada filme tenha seu próprio vilão, há um que apareceu nos três filmes do Batman que foram comandados por Nolan: Espantalho.

Interpretado por Cillian Murphy, Jonathan Crane/Espantalho era um psicofarmacologista corrupto que trabalhava como Administrador Chefe do Asilo Arkham. Sua especialidade era a psicologia do medo, e usava uma toxina que induzia o medo para torturar criminosos e praticamente qualquer um que estivesse a caminho.

Crane foi introduzido em Batman Begins e teve participações menores em Batman: O Cavaleiro das Trevas e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge – mas por que ele foi o único a aparecer em todos os filmes?

O Espantalho conecta todos os filmes da trilogia

É muito comum no mundo do cinema os diretores terem seus atores favoritos, por isso você os vê em quase todos os filmes que eles fazem – como Martin Scorsese e Robert DeNiro, e Tim Burton e Johnny Depp. Christopher Nolan também tem seus favoritos, e Cillian Murphy é um deles.

Além da trilogia do Batman, Murphy apareceu em A Origem e Dunkirk, então, nesse sentido, não é de surpreender que Nolan tenha decidido mantê-lo por mais um tempo, mesmo que Espantalho não tenha tido um papel importante nos filmes do Batman a seguir. Mas em termos narrativos, Nolan poderia ter tido outros motivos para trazer o Espantalho de volta.

A aparição de Espantalho dá uma sensação de continuidade aos filmes, servindo como elo entre todos eles. Alguns fãs apontaram que teria sido estranho se Crane e suas ações não tivessem sido mencionadas pelo menos em Batman: O Cavaleiro das Trevas e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, dado o tamanho da trama de Batman Begins que ele ajudou a montar.

O Espantalho foi trazido de volta de maneiras que realmente se encaixavam na história da trilogia: Batman o pegou no início de Batman: O Cavaleiro das Trevas e passou muito tempo na prisão como resultado da Lei Dent. Em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Bane libertou os prisioneiros da Penitenciária de Blackgate, como o próprio Crane, que presidiu uma corte mais tarde.

Outros apontaram que “medo” era o tema presente em todos os filmes, e Crane era o personagem que o representava, e por isso ele foi incluído em cada história. Nem Nolan nem Murphy deram uma razão para o Espantalho aparecer em todos os filmes da trilogia do Batman, mas acabou ajudando a uni-los, e foi feito de maneiras que não pareciam forçadas e que foram coerentes com a trama de cada filme.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio