Streaming

A situação de Doutor Estranho 2 PIORA na Marvel; veja por que

Doutor Estranho 2 (Doutor Estranho no Multiverso da Loucura) prometia ser um dos filmes mais interessantes da Marvel, mas as últimas decisões do estúdio acabaram enfraquecendo o potencial do longa.

Com a saída do diretor Scott Derrickson por “diferenças criativas”, fica evidente que a Marvel quer se afastar do projeto inicial, que pretendia transformar Doutor Estranho 2 em um filme de terror.

Derrickson é um diretor conhecido por filmes de terror e quando Doutor Estranho 2 foi anunciado, o próprio deu a entender que esse seria o primeiro filme de terror da Marvel. Recentemente, Kevin Feige, o chefe da Marvel, recuou nessa afirmação.

A Marvel costuma mudar de planos no meio do caminho, mas desta vez, mudar o gênero de Doutor Estranho 2 foi um grande erro.

Doutor Estranho 2 era o filme mais esperado da Fase 4

Doutor Estranho 2 tinha muito potencial. Com Stephen Strange no centro de novo e com a participação da Feiticeira Escarlate, o longa prometia explorar o multiverso de uma forma totalmente inovadora – e aterrorizante.

O potencial da história, especialmente com a exploração dos poderes da Feiticeira Escarlate de alterar a realidade, era gigantesco. Agora, com a saída de Scott Derrickson, tudo indica que o filme vai perder parte dessa personalidade.

Doutor Estranho 2 deveria ser um filme de terror

A Marvel tem medo de arriscar e isso é bem ruim para o futuro do estúdio. O gênero de filmes de super-herói está mudando nos últimos anos e filmes mais diversos estão fazendo cada vez mais sucesso.

Coringa, Deadpool e Logan mostraram que filmes de super-herói podem fugir do lugar comum e contar histórias mais adultas. Se a Marvel quer explorar o elemento sobrenatural de seu universo em Doutor Estranho 2, transformar a produção em um filme de terror seria a forma mais criativa e interessante de se fazer isso.

A Marvel precisa explorar novos gêneros

O MCU precisa fugir de sua fórmula urgentemente. A fórmula deu certo nos últimos anos, mas não há garantia de que ela funcione por muito mais tempo.

A franquia ainda tem muita força, mas a longo prazo é necessário explorar outros gêneros para diversificar o MCU, tornando-o menos repetitivo e trazendo um público diferente para os filmes. Doutor Estranho 2 poderia ser uma boa chance de começar esse processo, e a Marvel parece estar disposta a deixar essa chance passar.

Ainda há esperança

Sam Raimi (diretor da trilogia original do Homem-Aranha) está em negociações para assumir a direção de Doutor Estranho 2 e recebeu apoio do antigo diretor:

“Eu trabalhei com Sam Raimi. Uma das pessoas mais legais que conheci no ramo cinematográfico e, como diretor, uma verdadeira lenda viva. Que ótima opção para assumir o Doutor Estranho”, afirmou Derrickson no Twitter.

Por que Raimi é perfeito para Doutor Estranho 2

Até a saída de Scott Derrickson, o novo Doutor Estranho seria um filme de terror. Agora, tudo indica que o longa será uma obra tradicional do MCU com algumas sequências assustadoras. Sam Raimi tem grande experiência em terror e gêneros adjacentes. Além disso, o diretor mostrou saber conciliar cenas de terror com humor e ação em filmes como Arraste-me Para o Inferno.

Raimi também tem experiência comprovada em grandes franquias de super-heróis, destacando-se a primeira trilogia do Homem-Aranha, com Tobey Maguire no papel do jovem herói. Raimi ajudou a difundir o gênero dos filmes de super-heróis, criando as bases para algumas das características mais interessantes do MCU.

Além disso, Sam Raimi é conhecido por seu estilo visual característico, marcado por cenas extremamente bizarras. Um dos exemplos mais importantes desse aspecto da carreira do diretor é o filme de terror A Morte do Demônio.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura precisa de um diretor que incorpore exatamente o conceito da loucura no MCU, e para isso Sam Raimi é uma ótima escolha.

Sam Raimi é um grande fã de histórias em quadrinhos. Por anos, o diretor tentou obter os direitos para produzir adaptações de histórias de Batman e outros heróis. O cineasta inclusive criou um filme de super-herói independente nos anos 90, intitulado Darkman.

Além disso, nos anos 90 o diretor tentou produzir também um filme do Thor, tendo a oportunidade negada pelos executivos de Hollywood.

Vamos torcer para que a contratação de Sam Raimi seja oficializada em breve pela Marvel.

Doutor Estranho 2 chega aos cinemas em 6 de maio de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.