Streaming

ESTE ator quase estrelou Top Gun no lugar de Tom Cruise

Tom Cruise pode sempre estar associado a Top Gun, mas ele não foi a primeira escolha para interpretar Pete “Maverick” Mitchell. Há uma série de outras estrelas em ascensão dos anos 80 que estavam cotadas para o papel antes de Cruise finalmente ser escalado para Top Gun.

Lançado em 1986, Top Gun foi dirigido por Tony Scott com o roteiro de Jim Cast e Jack Epps Jr., inspirado num artigo da revista California chamado “Top Guns”. Cruise juntou-se a Kelly McGillis como Charlie, Val Kilmer como Iceman, Anthony Edwards como Ganso e Tom Skerritt como Viper.

A história mostra Maverick e Goose treinando na Escola de Armas de Caça da Marinha dos Estados Unidos na Estação Aérea Naval Miramar em San Diego, Califórnia. Embora Top Gun tenha recebido críticas mistas – com os críticos elogiando as cenas aéreas, mas lamentando a dinâmica de personagens adolescentes -, foi um enorme sucesso comercial, arrecadando US$ 356,8 milhões contra um orçamento de produção de US$ 15 milhões.

Foi o filme de maior bilheteria daquele ano, e desde então Top Gun se tornou clássico cult, até ingressando no National Film Registry em 2015.

O primeiro papel principal de Cruise foi em Negócio Arriscado de 1983, mas foi Top Gun três anos depois que solidificou seu lugar como uma estrela de ação de Hollywood. O arrogante piloto de caça Maverick é sem dúvida um dos papeis mais icônicos de Cruise.

No entanto, se as coisas tivessem acontecido de maneira diferente, o personagem poderia ter sido interpretado por um outro ator. Maverick foi oferecido pela primeira vez a Matthew Modine, logo após suas aclamadas performances em Asas da Liberdade e Mrs. Soffel – Um Amor Proibido.

Modine foi particularmente procurado para o papel, mas a política da época da Guerra Fria o motivou a escolher Nascido para Matar, filme anti-guerra de Stanley Kubrick, que provou ser um grande trabalho para Modine.

Outros cotados

Outros atores considerados foram os colegas de elenco de Cruise de Vidas Sem Rumo, Patrick Swayze, Rob Lowe e Emilio Estevez, sem falar em Sean Penn e Michael J. Fox, que mais tarde estrelariam outro filme de guerra, Pecados de Guerra, de 1989. Considerando suas eventuais carreiras, Jim Carrey, Scott Baio e Tom Hanks agora parecem candidatos estranhos, mas eles também foram considerados para Maverick.

Olhando para trás agora, é difícil imaginar qualquer outro ator interpretando Maverick em Top Gun. Entre o charme juvenil de Cruise e a disposição arrogante, ele efetivamente deu vida ao piloto de caça.

Dado o amor do ator por acrobacias extremas a serviço do cinema, ele conseguiu efetivamente trabalhar nas sequências de ação aéreas pelas quais o filme é conhecido. Já faz décadas desde que ele interpretou o papel, mas seu retorno iminente para as telonas em Top Gun: Maverick está empolgando muitos fãs, especialmente considerando o quão meticulosamente elaboradas as cenas de ação para a sequência parecem ser.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.