Streaming

Fim do mistério: o que REALMENTE aconteceu com Elsa e Olaf em Frozen 2

O filme de animação da Disney Frozen 2 narra as aventuras da realeza de Arendelle Anna e Elsa; no entanto, a complicada sequência de Frozen deixou muitos pais se perguntando: o que exatamente aconteceu com Elsa e Olaf? Frozen 2 segue a jornada de descoberta de Elsa, enquanto ela procura a difícil verdade sobre a história de sua família com o povo Northuldra – um povo indígena que vive na vizinha Floresta Encantada.

A série de eventos em ritmo acelerado em Frozen 2 mostra Elsa despertando espíritos elementares, o que leva o reino a ser invadido, e Elsa – ecoando o clímax de Frozen – sendo congelada. Olaf, que estava com Anna em uma caverna, se desintegra imediatamente após o congelamento de Elsa, aparentemente significando que a rainha mágica do gelo morreu.

Sem dúvida, muitas famílias ainda estarão assistindo Frozen 2 em suas casas, meses após o lançamento nos cinemas. Esses pais podem ter problemas para explicar o enredo de Frozen 2 aos filhos pequenos quando se trata do que aconteceu com Elsa e Olaf, mas a resposta é mais direta do que parece.

Por que Elsa congelou depois de descobrir a verdade em Frozen 2

Elsa ficou paralisada nas profundezas de Ahtohallan, cumprindo a profecia descrita na canção de ninar “Tudo foi encontrado”. Em Frozen 2, sequências de flashback com as jovens Anna e Elsa interagindo com seus pais, o rei Agnarr e a rainha Iduna, revelam lendas da área que provam ser verdadeiras (pelo menos parcialmente) durante os eventos do filme.

O filme começa com o rei contando às filhas a história de seu avô estabelecendo um tratado com o povo de Northuldra; essa história se mostra mais problemática do que Agnarr deixa transparecer, e o relacionamento entre Arendelle e a tribo Northuldra é um conflito importante na trama do filme.

Em outra cena de flashback, Iduna é mostrada cantando uma canção de ninar para a jovem Elsa e Anna, “Tudo foi encontrado”. Como Anna e Elsa descobrem depois de conhecer a tribo na Floresta Encantada, a rainha Iduna também era parte da tribo Northuldra.

Esta canção de ninar é revelada como uma música de Northuldra quando Honeymaren canta junto com Elsa. Segundo Honeymaren, a canção de ninar é sobre o Ahtohallan, um rio antigo com grande significado para a cultura da tribo Northuldra.

A letra da canção de ninar sugere que o rio místico possui “memórias”, mas também alerta sobre o perigo do rio: “Nas suas águas profundas e verdadeiras, encontre as respostas e um caminho para você. Mergulhe profundamente em seu som, mas não muito longe, ou será afogado.”

Elsa explora as cavernas do Ahtohallan, que contêm lembranças do passado congeladas no gelo; essas memórias são representadas através de esculturas de neve (Elsa afirma repetidamente que “a água tem memória”). É através dessas memórias que Elsa descobre a verdade das ações de seu avô: em vez de querer estabelecer um tratado com a tribo Northuldra, o avô construiu a barragem como parte de um plano para colonizar a área.

Ele iniciou o conflito entre os dois povos com um ato de agressão. A morte de Elsa em Frozen 2 é o resultado de ela ir “longe demais” para o Ahtohallan e ser dominada pela mágica – em outras palavras, ela “se afogou” nela.

A explicação simbólica de por que Elsa congelou é mais direta. Elsa congela em resposta ao trauma de descobrir o passado colonial de sua família.

Semelhante à trama de Frozen, Elsa é dominada pela emoção e perde o controle de seus poderes – ela fica tão impressionada com sua própria magia de gelo que fica literalmente congelada. No primeiro filme, o gelo no coração de Anna faz com que ela congele; é apenas através de um ato de amor (o que significa que ela faz um ato de amor, sacrificando-se pela irmã) que ela se derrete.

Em Frozen 2, Elsa simbolicamente tem “gelo no coração”, e cabe a Anna salvar o dia mais uma vez, fazendo um grande sacrifício.

Por que Olaf morreu quando Elsa congelou

Olaf desapareceu quando Elsa congelou, confirmando ainda mais que Elsa havia morrido. Olaf é um subconsciente de Elsa, um boneco de neve encantado, criado quando ela abraçou seus poderes no filme original.

Olaf é baseado em um boneco de neve em Frozen que Anna e Elsa fizeram juntas na última vez que brincaram quando crianças. Olaf faz amizade com Anna no primeiro filme e se torna parte da família da irmã.

Em Frozen 2, Olaf acompanha Anna em sua busca para resolver o mistério da névoa da Floresta Encantada. Ela está presa em uma caverna com Olaf quando Elsa morre.

Como Olaf explica, sem a magia de Elsa, ele não pode existir e está voltando às tempestades de neve. Percebendo que seu tempo é curto, o boneco de neve avisa Anna que sua irmã está com problemas.

Os dois se abraçam e, com suas palavras moribundas, Olaf reafirma sua frase de efeito: “Gosto de abraços quentes”.

Como Elsa e Olaf foram salvos em Frozen 2

Em Frozen 2, Elsa finalmente renasce como o quinto elemento totalmente realizado; assim, a transformação de Elsa está em paralelo a Gandalf em O Senhor dos Anéis. Com seu último suspiro, Elsa envia uma mensagem para Anna usando seus poderes de gelo.

Anna, sendo o segundo lado da ponte que liga o povo de Arendelle e a tribo Northuldra, usa as informações para deduzir que destruir a represa é a única maneira de resolver o conflito. Ela viaja heroicamente para a represa, chamando a atenção dos espíritos da Terra ao longo do caminho e insultando as gigantescas bestas ao atirar pedras nelas, destruindo a represa no processo.

Assim que a barragem é destruída, a maldição sobre a área é suspensa e Elsa derrete. Quando Elsa se reúne com Anna, no entanto, ela é visivelmente diferente, tendo adotado seu papel como um dos espíritos elementares.

Notavelmente, seu cabelo está solto, ela está descalça e seu comportamento geral é sereno. Afirmando novamente que a água tem memória, Elsa é capaz de reviver Olaf tirando as memórias do Ahtohallan.

Frozen 2 termina com Elsa optando por viver entre a tribo Northuldra na Floresta Encantada, deixando sua irmã como rainha de Arendelle. Como os dois lados de uma ponte, as irmãs Anna e Elsa de Frozen precisam trabalhar juntas para manter a paz entre Arendelle e Northuldra, mas também entre o mundo mundano e as forças da magia.

Você sabia que os usuários do Disney+ passam mais tempo na Netflix? E que o Coronavírus fez o lançamento do streaming ser cancelado na Europa? Você viu os 7 desenhos antigos que a Disney confirmou no seu streaming? Foi confirmado que na Disney+ terão séries dos X-Men, do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico! O streaming admitiu a venda de contas hackeadas! Além disso, ele deixará você PEDIR o que quer ver! Entenda porque as polêmicas do passado da Disney não serão excluídas. Confira TUDO o que sabemos sobre a Marvel no Disney+ acessando o Observatório de Séries.

Frozen 2 foi lançado pela Disney no Brasil em janeiro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.