Existe um motivo pelo qual Ciclope, um dos principais líderes dos X-Men, não consegue controlar seus poderes. Apesar de ser extremamente poderoso, o mutante não domina totalmente seus raios óticos, que possuem a força de uma bomba nuclear e saem descontroladamente de seus olhos.
Muitos fãs da Marvel acreditavam que Ciclope não controlava seus poderes por conta de algum dano cerebral – causado em um acidente – mas a HQ da Marvel, House of X, que traz um reboot dos X-Men, mostra que mesmo com seu novo corpo – de um clone – o Ciclope ainda usa o visor especial – feito de quartzo de rubí – que controla seus poderes.
Afinal, como funcionam os poderes de Ciclope, dos X-Men? O ScreenRant explicou.
Como os poderes do Ciclope funcionam
Existem duas hípoteses dentro da Marvel que explicam os poderes de Ciclope. Na HQ X-Men #42, foi explicado que o mutante na verdade absorve a energia do sol com seu corpo, soltando essa energia pelos olhos. Ou seja, quanto mais tempo exposto ao sol, mais poderoso Ciclope fica – e o contrário também é verdade.
Apesar dessa versão citada ser a mais aceita pelos fãs, em 1983, a Marvel publicou um guia que explicava os poderes de seus heróis. Nesse guia, era dito que os olhos de Ciclope eram na verdade um portal para outra dimensão.
Considerando que a primeira versão é a verdadeira – e provavelmente é – isso significa que o Ciclope de House of X, que agora habita o corpo de um clone, é na verdade bem mais fraco que o original, já que ele ainda não foi exposto ao sol corretamente.
Por que ele não controla seus poderes?
Nos anos 70, os escritores de X-Men decidiram explicar porque o Ciclope não conseguia controlar seus poderes.
Em Fabulosos X-Men #138, Scott Summers, o Ciclope, explica para Jean Grey que sofreu um acidente de avião na infância e que esse acidente causou um dano cerebral que o impedia de controlar seus poderes.
Durante muitos anos, essa foi a versão oficial, até que Surpreendente X-Men, escrita por Joss Whedon trouxe uma versão alternativa, que explicava que Scott na verdade tinha um trauma psicológico causado pelo acidente de avião, e não um dano cerebral de fato.
Apesar dessa versão ter sido desacreditada ao longo dos anos, hoje, com o lançamento de House of X, ela ganha força.
Se em House of X, Ciclope retorna à vida com sua consciência em um corpo de um clone, a hípotese de que um dano físico evita que ele controle seus poderes acaba caindo, já que o corpo do clone não passou pelo mesmo acidente que o original.
Portanto, a hípotese de Joss Whedon parece a verdadeira: Ciclope não consegue controlar seus poderes nos quadrinhos de X-Men porque é um homem traumatizado.