Netflix

O Poço, da Netflix, tem impressionante semelhança com coronavírus

O Poço provou ser um dos filmes mais oportunos da memória recente, com muitos de seus temas refletindo certos elementos da pandemia de COVID-19 ou coronavírus. Baseado em um roteiro de David Desola e Pedro Rivero, o horror distópico estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2019.

O filme garantiu um acordo mundial de streaming após o festival e estreou como original da Netflix em 20 de março. O Poço já ganhou comparações com Expresso do Amanhã e Parasita, ambos de Bong Joon-ho.

Dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia, o filme em espanhol segue a jornada de Goreng (Iván Massagué) enquanto ele acorda em uma prisão em forma de torre. Goreng é rapidamente tratado com orientação por seu novo companheiro de prisão, Trimigasi (Zorion Eguileor).

Com um número inicialmente desconhecido de níveis no total, a estrutura é conhecida como um Centro Vertical de Autogerenciamento, mas é mais coloquialmente chamada de o Poço, e como Trimigasi entoa de modo bizarro, existem três tipos de habitantes: “Os que estão no topo. Os que estão na parte inferior. E aqueles que perecem.”

Goreng recebe uma dura lição sobre exatamente o que o homem mais velho quer dizer quando a plataforma principal chega com sua refeição diária. Preparada no Nível 0, a refeição começa como um banquete luxuoso, mas quando chega a Goreng e Trimigasi no Nível 48, tudo o que resta são ossos e pedaços escassos.

Os níveis abaixo deles são ainda piores, suportando as sobras cobertas de cuspe de Trimigasi ou nada além de pratos vazios. Como resultado, os níveis mais baixos são forçados a medidas drásticas para sobreviver.

O próprio Goreng descobre isso em primeira mão quando a dupla é aleatoriamente transferida para o Nível 141. Apesar de se unir no primeiro mês, Goreng acorda no início do segundo e se vê amarrado à sua cama.

Armado com uma faca, Trimigasi deixa claro seu plano macabro e canibal. Embora Goreng seja capaz de escapar com a ajuda da misteriosa Miharu (Alexandra Masangkay), sua queda na loucura e depravação – assim como sua luta pela sobrevivência e mudança sistêmica – estavam apenas começando.

Embora o filme tenha sido mais abertamente projetado como uma acusação de ganância capitalista e “economia decadente”, O Poço também representa um espelho para uma sociedade em pânico por coronavírus de diversas maneiras.

O Poço demonstra os efeitos do isolamento social

Uma das principais maneiras pelas quais as pessoas têm sido aconselhadas a ajudar a conter a disseminação do COVID-19 é entrar em quarentena se você tiver o vírus ou até demonstrar sintomas, e mesmo aqueles que não estão afetados foram instruídos a ficar em casa o máximo possível e praticar o distanciamento social. Embora O Poço tenha oferecido uma versão muito mais extrema, esse isolamento está no centro do filme, oferecendo ambas as extremidades do espectro.

O Poço tem como objetivo oferecer oportunidades em tempos tumultuados. Goreng e Miharu voluntariamente ficaram presos para obter benefícios individuais e sociais, com o Poço oferecendo a eles a chance de alcançar um objetivo: parar de fumar, ler mais livros ou até se formar.

Tais tarefas proativas costumam ser oferecidas como incentivo ao autoisolamento após o coronavírus. Imoguiri (Antonia San Juan), no entanto, foi impulsionada mais por uma abordagem maior.

Depois de trabalhar para a Administração que criou o Poço, ela optou pela chance de parar de espalhar aquilo que passou anos ajudando a exacerbar, o que é assustadoramente semelhante ao conceito de tentar achatar a curva e não espalhar o vírus.

Novamente, O Poço oferece uma versão muito mais extrema. Não há seleção de serviços de streaming. Não há internet. Não há nada para passar o tempo além do item que cada preso escolheu para levar consigo, seus pensamentos e a chegada diária de comida.

O Poço aborda várias consequências desse isolamento, incluindo depressão e até suicídio. Até Goreng chega ao ponto de ter alucinações e desespero.

Apesar de haver mais distração no mundo real, as pessoas ainda são afetadas pelo tédio e mentalmente desgastadas pela solidão. Como resultado, muitos ignoram os riscos do coronavírus ainda se aventurando – agindo normalmente ou buscando alívio.

Na sequência de um breve isolamento, é fácil adotar um ponto de vista mais egocêntrico e não ver nada além de si mesmo ou de seus sentimentos.

O Poço oferece uma visão mais sombria desse sintoma de isolamento. Quando Goreng chega ao Poço, o sistema já existe há algum tempo com a divisão entre os que estão nos níveis superiores e os que estão abaixo, lutando para sobreviver.

O mesmo pode ser dito entre jovens e idosos. Afinal, Trimigasi sente a necessidade de permanecer um passo à frente de ameaças potenciais e mais viris em vez de poder contar com assistência e companheirismo adequados.

É sem dúvida um reflexo da vida real, onde muitos estão satisfeitos em colocar em risco essas pessoas vulneráveis ​​e imunocomprometidas. Há muito tempo que os moradores do Poço ficam isolados com apenas um outro companheiro de cela em período integral, então todos se desumanizam para que suas necessidades individuais possam ter prioridade.

Em O Poço, níveis superiores e médios comem demais ou estragam a comida, em vez de pensar em compartilhar de forma igual. No mundo real, uma mentalidade semelhante foi demonstrada em todo o mundo, com muitas prateleiras de supermercados vazias – não apenas faltando comida, mas papel higiênico e outros itens essenciais, mesmo quando não é necessário.

A Administração divulga informações erradas e promove a desigualdade

O Poço também trata essas ideias de “notícias falsas” de uma maneira muito real. Igualmente, aborda a maneira como essa desinformação pode alimentar o viés e provocar divisão.

Obviamente, existe a divisão já estabelecida entre os níveis superiores e inferiores, exacerbada apenas pela Administração. Uma vez por mês, eles aleatoriamente transferem seus presos para novos níveis – às vezes mais altos, às vezes mais baixos.

Embora a organização acredite que faz isso para manter o equilíbrio, a redistribuição aleatória dos presos se manifesta como qualquer coisa, exceto uma organização equitativa. Em vez disso, eles simplesmente jogam combustível ao fogo, dando aos que foram maltratados abaixo uma oportunidade de vingança mesquinha.

A Administração também conscientemente espalha mentiras, como o fato de que não há reclusos com menos de dezesseis anos no Poço, sem dúvida para aliviar qualquer culpa que possam sentir e manter o ar de respeitabilidade exemplificado pelas cenas de preparação de alimentos.

O senso de divisão é mais proeminente no tratamento de Miharu. Afirmada como uma atriz que deseja ser a “Marilyn Monroe asiática”, ela foi levada a violentas crises de mania desde o começo de O Poço.

As razões específicas de sua descendência são apenas indicadas, com as questões mais amplas do Poço, sem dúvida, devendo ser vistas como os principais fatores. Seja qual for o caso, ela é vista como uma pessoa estranha pela população majoritariamente branca.

Mesmo Imoguiri, que é apresentado com intenções nobres, finalmente se refere a Miharu com epítetos raciais e perpetua as mentiras sobre ela – tudo para influenciar Goreng contra ela. Essas divisões também são exploradas quando Goreng se une a Baharat para combater o sistema, com um personagem evocando suas diferenças raciais para impedi-los de trabalhar juntos.

O surto de coronavírus serviu apenas para desencadear e aumentar ainda mais essas divisões do mundo real. Embora algum comportamento possa ser atribuído a um sintoma de isolamento, muito também pode resultar de um bombardeio de informações conflitantes e contraditórias.

Houve uma disseminação de informações imprecisas sobre o vírus desde o início, especialmente quando algumas autoridades insistiram que não era um assunto sério ou mesmo uma “farsa” até que fosse tarde demais. Ainda hoje, existem declarações contraditórias sobre a melhor forma de combater a doença.

Igualmente, como em O Poço, muitas divisões foram motivadas racialmente. Com muitos se referindo erroneamente à doença como “vírus chinês”, isso provocou maus-tratos à comunidade asiática.

O fim de O Poço oferece uma mensagem de união em tempos de luta

Felizmente, O Poço não é totalmente sombrio. Goreng consegue manter seu desejo de consertar o sistema, mesmo depois de ter passado ao ponto de assassinato e canibalismo.

Ele escolhe permanecer no Poço e aceitar a morte, sem dúvida sabendo que ele está mudado para sempre e não quer mais contribuir para essa injustiça hedionda. Da mesma forma, Baharat dá sua vida para que as depravações e enganos do Poço possam ser abordados, e Imoguiri comete suicídio para que Goreng possa viver o tempo suficiente para ver o mesmo esforço potencialmente alcançado.

Goreng não apenas mostra com sucesso aos outros internos que a cooperação é possível, mas também há esperança para o futuro. O Poço oferece esperança na forma de uma garota.

Pensando que ela não existe, Baharat e Goreng a encontram no nível mais baixo.

Escolhendo enviar a garotinha até o Nível 0 e liberdade, ambos declaram que a garotinha é “a mensagem”. Embora nunca seja expressamente declarado, é evidente que a mensagem é que as gerações futuras não precisam sofrer da mesma forma que as anteriores e que, se mais pessoas pensarem nas outras, as coisas podem ser muito mais simples e muitos podem prosperar.

Desde que o coronavírus se tornou uma pandemia oficial, muitos tentaram compartilhar essa mensagem – seja através de redes sociais ou ações mais diretas. Apesar do fato de o filme ser apenas um microcosmo elevado do mundo real, O Poço ainda demonstra que a união, e não a divisão, é a melhor maneira de garantir prosperidade para todos em tempos tumultuosos e que a gentileza e compaixão de qualquer um podem significar a diferença entre a vida e a morte para muitos outros.

O Poço está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.