Netflix

O Poço: veja como pode ser a sequência do filme da Netflix

Contém spoilers!

O suspense espanhol O Poço tem sido um grande sucesso na Netflix desde que foi lançado em 20 de março e provou ser extremamente oportuno.

Situado no Centro Vertical de Autogerenciamento, também conhecido como “o Poço”, O Poço acompanha o detento voluntário Goreng enquanto ele tenta sobreviver a sua passagem de seis meses, onde o único meio de alimento é uma plataforma de comida que desce pelos níveis todos os dias.

Mas O Poço é uma história fechada ou existe potencial para uma sequência?

A história do filme

Todo mês, Goreng é designado aleatoriamente para um nível diferente e, eventualmente, decide mudar o sistema. Há comida suficiente para cada nível, desde que todos aceitem apenas o que precisam, então ele embarca em uma missão perigosa para garantir que uma mensagem seja enviada à Administração que está executando o Poço.

A princípio, Goreng e seu companheiro de prisão Baharat acreditam que a mensagem garantirá que uma panna cotta de luxo volte ao nível superior. Mas quando eles conhecem uma jovem no Nível 333, eles percebem que ela é o “símbolo” que eles precisam enviar de volta.

Baharat morre de ferimentos que sofreu em uma luta anterior e Goreng sabe que não pode ir com a garota, então ele sai da plataforma e na próxima vez que ela chega, a garota continua e viaja até o topo. Na verdade, não vemos a garota chegar ao topo ou como a Administração reage à sua chegada, então o escopo está aí para uma sequência de O Poço.

A maior parte do que descobrimos durante o filme sobre o Poço acaba sendo falsa, como quantos níveis ele tem ou o fato de que, aparentemente, qualquer pessoa com menos de 16 anos de idade não pode entrar.

Também não recebemos muita informação sobre por que o Poço foi montado ou qual é o seu objetivo. O primeiro companheiro de nível de Goreng, Trimagasi, foi preso por matar alguém, mas Goreng entra voluntariamente para parar de fumar.

Imoguiri, que trabalhou para a Administração, diz a Goreng que o Poço foi essencialmente um experimento social para criar “solidariedade espontânea”, enquanto Goreng acredita que o oposto é verdadeiro e se a solidariedade acontecer no Poço, os superiores saberiam como pará-la no lado de fora.

Vai ter sequência?

Um novo filme de O Poço poderia atuar tanto como um prelúdio para explorar as origens do Poço quanto como uma sequência direta para mostrar o que acontece quando a garota atinge o nível mais alto. Da mesma forma, como apenas vislumbramos os vários níveis no Poço e a maneira como as pessoas reagem de maneira diferente, poderia acontecer uma sequência desconectada, com um novo protagonista encontrando seu caminho no mundo louco do Poço.

O diretor Galder Gaztelu-Urrutia ainda não comentou se poderia haver uma sequência de O Poço, dados os mistérios que deixa sem resposta e o final aberto.

No entanto, parece que uma sequência é improvável no momento, já que O Poço parece ter sido feito como uma experiência única. Para entender o filme e seu cenário, você realmente não precisa conhecer toda a história de fundo.

Mas veja bem, foi o que eles disseram sobre Cubo (que teve duas sequências e contando).

Também não temos certeza de que queremos ver o que acontece com a garota quando ela chega ao topo, já que a maior parte de O Poço, antes do momento de esperança no final, é bastante sombria e ameaçadora em relação à natureza humana.

A Administração veria o erro e fecharia o Poço quando visse a garota? Ou seria mais provável que eles apenas trabalhem para encontrar uma maneira de não fazer isso acontecer novamente?

A oportunidade está aí para uma continuação, mas, por enquanto, é improvável um retorno ao Poço.

O Poço está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.