Streaming

Supera Vingadores: Ultimato? ESTA cena de Velozes e Furiosos pode ser a maior do cinema

Depois de oito filmes e quinze anos, Vin Diesel criou uma franquia de filmes para todas as idades, baseada em família, amizade e corredores de rua com Velozes e Furiosos. Ele certamente tem muito do que se orgulhar, mas quando a NME lhe apresentou a questão do que ele considera o maior momento da história cinematográfica, ele não pôde deixar de se entregar a um pouco de autorreconhecimento.

Se prepare: a escolha de maior cena de Diesel em toda a história cinematográfica é uma cena de Velozes e Furiosos 7. Especificamente, a sequência final em que seu personagem, Dom Toretto, e o personagem do falecido Paul Walker, Brian O’Conner, fazem uma última corrida juntos antes de partir.

Se isso parecer um pouco egocêntrico, entenda que essa cena é de incrível significado pessoal para Diesel e altamente única na história do cinema e, de fato, representa sua principal conquista tecnológica. Ele tem permissão para ser tendencioso, não apenas porque essa franquia o tornou incrivelmente famoso – foi através dela que ele conheceu seu melhor amigo Paul Walker, que encontrou seu fim trágico antes que eles pudessem terminar sua corrida juntos.

Não obstante o impacto final na história cinematográfica geral, vamos analisar por que Vin Diesel se sente tão confiante com o significado dessa cena.

Vin Diesel and Paul Walker

Um viés nascido de uma amizade extremamente única

Pode parecer óbvio sublinhar a importância pessoal de Paul Walker e sua morte súbita e trágica como parte do raciocínio de Diesel, mas é totalmente sério e difícil de exagerar. Os dois compartilharam uma experiência muito específica, desde a completa obscuridade até o topo de Hollywood, e Diesel realmente sentiu que Walker era a única pessoa que poderia ajudá-lo a lidar com a mudança tectônica que a fama trouxe a ele e sua família.

“O que acontece quando você cresce pobre, infelizmente, é que, quando de repente você é bem-sucedido, o dinheiro vem com esse sucesso. E as pessoas que mais o amam talvez não percebam o quão sensível você pode ser com isso. Neste caso, isso aconteceu com Paul Walker e eu”, explicou Diesel ao Today Online.

“Em outubro, um mês antes da tragédia, lembro-me de estar muito frustrado com minha mãe. Tenho a melhor mãe do mundo, mas estava sentindo que minha mãe não estava entendendo quanta dor isso estava me causando… E quando minha mãe voou para o set, liguei para Paul. Quando ele perguntou o que estava acontecendo, eu respondi que minha família me amava, mas estava me sentindo um pouco explorado. Ele conversou com minha mãe como só ele podia… só existiu um Paul Walker.”

É uma longa explicação para um fato simples: ele só tinha um Paul Walker, e traduzir esse vínculo profundo ao filme representou um enorme desafio a ser honrado. Hollywood é muitas vezes uma cidade fácil e inautêntica, e muitos filmes se apoiam nesse legado, tornando-se cínicos.

O interesse de Diesel em terminar Velozes e Furiosos 7 com essa cena específica é a representação de emoção e boa intenção, e vale a pena reconhecer como especial e valiosa.

O desafio tecnológico marcante da cena final de Velozes e Furiosos 7

Até certo ponto, os efeitos especiais e técnicas práticas usados para recriar digitalmente Paul Walker postumamente para Velozes e Furiosos 7 não eram novas invenções, mas certamente era uma incorporação radical e o processo apresentou desafios únicos que são notáveis ​​na história cinematográfica. Por exemplo, um problema específico apresentado pela súbita perda de Walker é o fato de que, como ele nunca precisou realizar nenhuma captura de movimento antes para um papel, não havia varreduras de corpo inteiro quando a lendária Weta Digital (que também trabalhou para Vingadores: Ultimato) começou a ajudar com a produção de Velozes e Furiosos 7.

Essas digitalizações são o material padrão do setor no qual os artistas digitais geralmente trabalham – mas, em vez disso, a Weta teve que procurar o maior número possível de imagens de arquivo de Walker e juntá-las para ajudar em sua tarefa. Os fãs obstinados podem ter sentido que o último adeus com Brian em seu carro branco, sorrindo para Dom, era estranhamente familiar, e de fato, há uma razão para isso: Weta usou imagens do primeiro filme de Velozes e Furiosos como parte de sua composição digital.

Junto com isso, os dois irmãos de Walker foram examinados em busca das composições usadas no epílogo. Eles também realizaram acrobacias físicas para cenas não faciais da briga de Brian durante o clímax.

Embora seja verdade que as inovações apresentadas em Velozes e Furiosos 7 foram superadas por trabalhos como a recreação de Governador Tarkin em Rogue One: Uma História Star Wars e os métodos de manipulação da idade usados ​​por filmes como Homem-Formiga e a Vespa e O Irlandês, ainda é um grande feito que merece apreciação e reconhecimento por ter sido realizado em um prazo muito curto e com poucos recursos. Talvez não seja a maior cena da história do cinema como Diesel acha, mas importa além da narrativa de um único filme.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.