Streaming

Tom Cruise de volta: veja os segredos por trás dos codinomes de Top Gun 2

Faz 34 anos desde que o filme de ação Top Gun surgiu no coração da cultura pop americana e agora sua continuação, Top Gun: Maverick, deve trazer de volta todas as acrobacias aéreas espetaculares do seu antecessor e, mais notavelmente, uma nova geração de pilotos com seus próprios codinomes.

O clássico de 1986 Top Gun foi centrado em um grupo de jovens pilotos que competem pela glória em alta velocidade na Escola de Armas de Caça Naval Top Gun, conjunto no apropriadamente apelidado de “Fightertown”. Comandada por Joseph Kosinski, a sequência continuará trinta e poucos anos depois, com Tom Cruise retomando seu papel de Pete “Maverick” Mitchell, agora um dos principais aviadores da Marinha, que permaneceu como um piloto de teste e instrutor de voo na escola de elite Top Gun.

O filme apresentará um novo grupo de recrutas que vão treinar sob Maverick para uma missão perigosa. Um dos novos pilotos é Bradley “Rooster” Bradshaw (Miles Teller), filho do falecido melhor amigo e co-piloto de Maverick, Nick “Goose” Bradshaw (Anthony Edwards).

Embora o filme seja composto principalmente por novos personagens, também deve apresentar o retorno de Val Kilmer, que retomará seu papel como Tom “Iceman” Kazansky.

Se o trailer de Top Gun: Maverick é alguma indicação, o filme parece estar capitalizando sua própria marca de nostalgia. Além das impressionantes acrobacias aéreas do filme original, uma das partes mais queridas dos fãs de Top Gun são os codinomes militares dos pilotos.

Esses codinomes não são escolhidos pelos próprios pilotos, mas são dados como parte da camaradagem e do vínculo essencial entre os recrutas que constantemente enfrentam situações de alto risco, vida ou morte. Embora os codinomes possam ser bem-humorados, eles também podem revelar uma parte intrínseca da identidade de um piloto, servindo como um tipo de insígnia pessoal.

Top Gun introduziu ao público não somente os icônicos codinomes “Maverick”, “Iceman” e “Goose”, mas toda uma equipe de pilotos com apelidos como “Viper”, “Cougar”, “Jester”, “Wolfman”, “Sundown”, “Slider” e “Hollywood”. Pelo que parece, os codinomes de Top Gun 2 serão tão divertidos e indicativos das personalidades de seus personagens quanto o filme original.

Bradley “Rooster” Bradshaw

Miles Teller interpretará o recruta Bradley “Rooster” Bradshaw. Seu codinome, Rooster, para não mencionar sua escolha interessante de bigode, é um aceno ao legado que ele continuará como filho de Goose.

O pai de Rooster, que era o melhor amigo de Maverick e oficial de interceptação de radar, morreu durante uma ejeção fracassada após uma explosão de motor de avião de caça no filme original. Embora Maverick tenha sido oficialmente libertado da culpa por uma comissão de inquérito, a morte de Goose desencadeou sentimentos de conflito em Maverick em relação à misteriosa morte de seu pai, deixando-o lidar com a dor, a culpa e as trágicas repercussões de suas manobras de voo imprudentes.

Em uma narração no trailer Top Gun: Maverick, Rooster diz a Maverick: “Meu pai acreditou em você. Não vou cometer o mesmo erro”. É seguro dizer que há uma tensão óbvia borbulhando sob a superfície, e podemos esperar que o complexo relacionamento entre instrutor e estagiário conduza grande parte do drama emocional da sequência.

Sem dúvida, os fãs de Top Gun esperam uma reconciliação na forma de um dueto com “Great Balls of Fire”, de Jerry Lee Lewis.

“Hangman”

Não se sabe muito sobre o papel de Glen Powell como “Hangman”, exceto que o tempo de exibição do personagem foi aumentado pelos produtores do filme depois que Powell fez uma audição impressionante para o papel de Rooster, que foi para Teller. Hangman é outro recruta apresentado em Top Gun: Maverick.

Seu codinome (que significa “Carrasco”, em tradução livre) tem um toque nefasto, insinuando que o personagem pode possuir uma atitude perigosa e assassina.

O trailer nos oferece um vislumbre de um Powell sem camisa, na praia, gritando no que parece ser um jogo de futebol americano. Dados os rumores de um novo recruta do sexo masculino com uma atitude arrogante e natureza competitiva, os fãs foram rápidos em comparar Hangman ao macho alfa do filme original, Iceman.

Por enquanto, resta saber se Hangman e Rooster se envolverão na mesma rivalidade alimentada por testosterona compartilhada entre Maverick e Iceman em Top Gun.

“Phoenix”

Uma das maiores vantagens de esperar 34 anos por uma sequência de Top Gun é que os papeis das mulheres mudaram integralmente desde a década de 1980 – o que significa que desta vez as moças estarão entrando no cockpit e participando da ação. Monica Barbaro interpretará uma recruta “inteligente e determinada” com o codinome de “Phoenix”.

Nas descrições iniciais dos personagens, Phoenix é descrita como uma mulher “extrovertida e atrevida” que teve que “atravessar todas as barreiras que surgem quando você é uma jovem mulher que quer ser uma aviadora naval”. Com base nessa descrição, o público pode esperar ver uma jovem engenhosa que não se sente intimidada pela competição em um local de trabalho dominado por homens.

Se seu apelido se refere a uma cidade no Arizona ou se alude ao pássaro mitológico renascido de suas próprias cinzas, não se sabe, mas Phoenix conta com um dos melhores codinomes da sequência.

“Payback”

Poucos detalhes foram divulgados sobre o papel de “Payback”, interpretado por Jay Ellis. Não se sabe até que ponto o papel será essencial para o enredo de Top Gun: Maverick, mas é provável que esse recruta coloque grande ênfase em se vingar, ou simplesmente não gosta de ficar em dívida.

“Fanboy”

Ainda não se sabe muito sobre Fanboy, o personagem interpretado por Danny Ramirez, mas foi revelado que ele tem uma “memória enciclopédica”. No entanto, os fãs receberam uma pista inicial no trailer de Top Gun: Maverick.

Seguindo seu apelido, o codinome “Fanboy” escrito em seu capacete usa a mesma fonte usada da franquia Star Trek, um aceno inteligente à sua devoção como um fã de outra famosa propriedade da Paramount Pictures.

“Bob”

“Bob”, interpretado por Lewis Pullman, é descrito como “calmo e de natureza direta” e alguém que “não tem o talento esperado de se arriscar como um aviador, mas ele tem o cérebro técnico para construir um foguete”. Apesar de ter um codinome bastante brando (que também pode ser um acrônimo), a descrição de seu personagem para Top Gun: Maverick o designa como um dos melhores oficiais do sistema de armas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.