Streaming

Trama de Frozen 2 CONSERTA dois grandes clássicos da Disney; veja como

Frozen 2 transporta os espectadores de volta ao mundo mágico escandinavo de Frozen, continuando a história das irmãs Anna e Elsa enquanto procuram descobrir a verdade sobre os poderes de Elsa e mergulhar na história sombria de Arendelle com colonialismo e povos indígenas – questões políticas que foram exploradas com menos sucesso em clássicos como Pocahontas e Avatar, este último também pertencendo à Disney depois da compra da Fox.

A Disney teve um sucesso sem paralelo com o filme Frozen de 2013, uma recriação do conto de fadas de Hans Christian Andersen “A Rainha da Neve”, que arrecadou US$ 1,28 bilhão para se tornar o filme de animação com maior bilheteria de todos os tempos, até Frozen 2 reivindicar essa honra por superar o antecessor com ganhos de bilheteria de US$ 1,444 bilhão. Frozen apresentou ao público a rainha Elsa (Idina Menzel), a monarca gelada da franquia que possui perigosos poderes mágicos que se tornam um catalisador de conflitos internos entre o dever ao seu reino e uma busca de autodescoberta.

O filme recebeu elogios da crítica por suas canções memoráveis e sua abordagem moderna do amor, que se concentrava no relacionamento entre Elsa e sua vivaz irmã Anna (Kristen Bell), em vez da trajetória tradicional do romance nos filmes de animação da Disney.

Frozen 2 continua a história da rainha Elsa três anos depois, agora morando em Arendelle com a princesa Anna, o namorado de sua irmã, Kristoff (Jonathan Groff), sua rena Sven e o boneco de neve antropomórfico Olaf (Josh Gad). No entanto, uma voz misteriosa interrompe a solidão de Elsa, desencadeando outra missão épica que leva a equipe para além do reino de Arendelle em busca das origens dos poderes de Elsa.

Enquanto navegam em uma Floresta Encantada, o grupo descobre poderosos espíritos elementares e Elsa e Anna descobrem um legado insidioso com a tribo vizinha Northuldra, perpetrada por seu avô – o ex-governante de Arendelle, o rei Runeard. A sequência de Frozen define um tom mais sombrio do que o filme original, aprofundando temas mais maduros como tristeza e existencialismo.

Notavelmente, Frozen 2 tenta lidar com responsabilidade com os problemas do colonialismo e dos povos indígenas, concentrando-se em questões ignoradas em filmes com temas semelhantes, como Pocahontas ou a agora franquia da Disney, Avatar.

Frozen 2 tem uma mensagem política

Frozen 2 difere de outros filmes animados da Disney porque não possui um vilão concreto. Em vez disso, enfatiza as mudanças que cada personagem deve enfrentar enquanto navega na difícil passagem para a vida adulta – como encontrar significado na existência ou enfrentar erros cometidos pelas gerações anteriores.

A história de ninar contada no início de Frozen 2 descreve o estabelecimento do tratado feito pelo rei Runeard com Northuldra através da construção de uma barragem na Floresta Encantada. As irmãs finalmente descobriram que a barragem era na verdade um ardil para esconder a conquista imperialista e limitar os recursos de Northuldra devido ao desgosto do rei Runeard pela magia e desconfiança dos povos indígenas.

Em tempos de aquecimento global e incerteza ambiental, Frozen 2 é paralelo às preocupações políticas modernas, mostrando como as decisões tomadas pelas gerações anteriores podem impactar negativamente o meio ambiente e o futuro das gerações vindouras. As protagonistas do filme devem refletir sobre a natureza desconfortável das decisões de seus anciões e responder a esses erros em um esforço para confrontar e consertar o passado.

Anna percebe que a única solução para corrigir as ações racistas de seu avô é destruir o símbolo de sua opressão colonial – a barragem. Frozen 2 visa responder a problemas não resolvidos em Pocahontas ou Avatar.

Por que Pocahontas é problemático

Pocahontas e John Smith se conheceram na vida real, mas mantiveram um relacionamento diplomático, em vez do amoroso retratado no filme. Os aspectos de seu romance simplificaram as relações entre o povo inglês e algonquiano e mudaram as verdadeiras motivações de Smith (dublado no filme por Mel Gibson, que não é britânico) e Pocahontas (Irene Bedard).

É uma tendência preocupante em Hollywood, aplicar uma lente ocidental a eventos da história não-branca e apenas se preocupar com essas narrativas se elas puderem ser alteradas para apoiar ideologias ocidentais. O resultado é a redução de uma figura histórica corajosa e multifacetada em um estereótipo indutor de constrangimentos, a “mulher nativa exótica” que existe para adicionar intrigas ao homem cuja história está sendo contada, o que é evidenciado quando John Smith se surpreende com o aparecimento da princesa em uma cachoeira, mas decide não atirar em Pocahontas porque ela é linda.

Avatar promove o colonialismo e o racismo

O conto de aventura alegórico de James Cameron, Avatar, pode ter sido o filme de maior bilheteria da história (até ser superado por Vingadores: Ultimato), mas ainda assim dividiu os críticos com sua fórmula banal e a abordagem positiva do colonialismo e do racismo no mundo fictício de Pandora. O filme de 2009 segue um ex-fuzileiro naval paraplégico chamado Jake Sully (Sam Worthington), que embarca em uma missão para explorar uma lua alienígena venenosa através do uso de um avatar vinculado cognitivamente, apenas para se encontrar emocionalmente relacionado na vida de paz dos nativos de Pandora – os Na’vi, de tons azuis e profundamente espirituais.

Quando Jake se apaixona por uma mulher Na’vi (Zoe Saldana), ele deve escolher se quer ficar do lado dos alienígenas indígenas de Pandora ou com seus colegas que pretendem roubar os recursos da Lua para seu próprio ganho – recursos que possuem intenso significado espiritual para os Na’vi.

A trama de Avatar abordou um território familiar, mas o que é especialmente problemático na narrativa reciclada é como Jake, o herói branco da história, é previsivelmente o salvador dos Na’vi, perpetuando o mito do “Messias Branco”.

O escritor do New York Times, David Brooks, destacou o problema: “O branco percebe que os nativos que amam a paz são muito mais legais do que as ferramentas corporativas gananciosas e os militares sedentos de sangue dos Estados Unidos” e depois de pouco tempo aprendendo e conquistando os costumes Na’vi, ele rapidamente se torna “o membro mais impressionante de sua tribo”. Brooks apontou que o racismo subjacente do filme enfraquece a sua integridade.

O tratamento do “Messias Branco” de Cameron é, em última análise, ofensivo, porque ofusca as lutas dos povos indígenas de Pandora para focar nos atos heroicos do ser branco superior. Embora Avatar se destaque visualmente, seus temas capitalizam a noção racista de que os brancos são inerentemente os libertadores e protetores das vítimas da colonização, e não a causa raiz do problema.

Os criadores de Frozen 2 parecem ter ficado cientes disso e capacitaram as heroínas do filme para corrigir erros cometidos pelas gerações anteriores. Anna redime a traição de seu avô esmagando o símbolo de sua opressão colonial e Elsa promove essa reconciliação, tornando-se uma ponte viva entre magia e seres humanos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.