Streaming

Você sabia? DC e Marvel compartilham secretamente um mesmo personagem

DC e Marvel já tiveram alguns crossovers interessantes com seus super-heróis e vilões ao longo das décadas nos quadrinhos.

No entanto, o que muita gente não sabe é que as editoras compartilham secretamente de um mesmo personagem.

DC – Senhor Mxyzptlk

Aparecendo pela primeira vez em Superman #30, o Senhor Mxyzptlk é um diabinho da 5ª dimensão que irrita o Superman há mais de 75 anos.

Apesar de não aparentar, Senhor Mxyzptlk realmente possui poderes que superam amplamente os do Superman.

Como ele existe em uma dimensão superior à dos seres tridimensionais, o diabrete pode fazer praticamente qualquer coisa – desde mudar sua forma, até transformar os outros e mudar as leis da física para todo o planeta.

Felizmente para o Superman, Mxyzptlk geralmente se vê como um brincalhão alegre (embora algumas histórias o vejam assumir uma personalidade mais malévola).

Vendo a vida como um grande jogo, Mxyzptlk desafia regularmente o herói a fazer com que o demônio diga seu nome ao contrário e volte à 5ª dimensão, um ato que geralmente apaga todas as travessuras que ele causa.

Isso força o Superman a confiar mais em sua inteligência do que em força bruta, criando histórias interessantes.

Marvel – Impossible Man

Décadas depois, Stan Lee e Jack Kirby criaram um personagem semelhante para irritar o Quarteto Fantástico.

O malandro alienígena era um ser do planeta Popup com o poder de se teletransportar e se transformar em qualquer forma ou criatura – de um super-herói a um hidrante.

Enquanto ele tinha limites (todas as suas formas eram verdes e roxas), o alienígena – apelidado de “Homem Impossível” – provou ser um adversário complicado de vencer.

Ele era pouco menos desagradável que o Mxyzptlk – na maioria das vezes o Homem Impossível realmente queria apenas brincar com os heróis e freqüentemente os ajudava por decência básica.

Impy acabou se estabelecendo depois que ele clonou uma esposa e começou a criar milhares de filhos com ela. Embora ainda pudessem ser pragas, os impossíveis eram inofensivos.

A mesma pessoa

Curiosamente, diferentes histórias em quadrinhos indicam que o Homem Impossível e o Senhor Mxyzptlk são entidades separadas e a mesma pessoa.

Na história de Krisis of Krimson Kryptonite do Superman, Mxyzptlk decide deixar o herói por um mês, e vai brincar com “quatro novos amigos.”

Em um ponto da história, os leitores veem Mxyzptlk pop de Metropolis em um universo separado, onde ele assedia um grupo de super-humanos de trajes azuis, que obviamente são o Quarteto Fantástico.

Além disso, Mxyzptlk comenta como ele parece “diferente” em outros universos e revela que, nesse outro lugar, ele é uma criatura alienígena magrela como o Homem Impossível (cores invertidas).

Embora isso pareça concluir que os dois são o mesmo, em um crossover mais recente entre Superman e o Surfista Prateado, o Homem Impossível afirma que ele realmente conheceu Mxyzptlk enquanto entra na dimensão intermediária que ele passa entre transformações.

Feliz em conhecer um colega brincalhão, Impy compara notas com Mxy e aprende tudo sobre Superman. Os dois também aprendem que, combinando seus poderes, eles podem viajar para os universos um do outro e decidir fazer um crossover.

Optando por trocar de parceir, o Homem Impossível leva o Superman ao Universo Marvel e usa a magia da 5ª dimensão de Mxyzptlk para fazer o herói acreditar que ele está na versão da Marvel de Krypton – que está sendo invadida pelos Skrulls.

Enquanto isso, o Mxyzptlk transporta o Surfista Prateado para Metropolis – que ele encolheu em uma cidade engarrafada como Kandor. Eventualmente, Superman e o Surfista Prateado descobrem o ardil e fazem o Homem Impossível e Mxyzptlk se ligarem.

Apesar de serem personagens semelhantes, os dois mostram algumas diferenças fortes, pois enquanto Impy se opõe fortemente a ferir pessoas inocentes, Mxy não tem nenhum problema em usar civis como brinquedos.

Por fim, o Homem Impossível fica do lado dos heróis para parar o Senhor Mxyzptlk e combater o próprio diabinho da 5ª dimensão.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.