Streaming

Caos total! TUDO o que acontece na estreia de La Casa de Papel 4

Contém spoilers!

A terceira temporada do sucesso espanhol da Netflix, La Casa de Papel, terminou em um enorme penhasco. Todo o plano do Professor (Álvaro Morte) estava à beira do colapso.

Mas espere: não era o plano do Professor em primeiro lugar. Era o plano de seu irmão Berlim.

Berlim havia concebido o assalto com Palermo, e o Professor sempre pensou que roubar o Banco da Espanha não era nada além de uma missão suicida.

Mas, ainda assim, por que o Professor escolheu uma missão de alto risco e correu o risco de perder tudo o que tinha? Ele tem esposa, família e fundos que permitiriam que sua família vivesse uma vida luxuosa por gerações, então por quê?

A resposta é o mesmo porquê que levou Neil McCauley, de Robert De Niro, e sua equipe em Fogo contra Fogo (1995) a não se afastarem de tudo o que tinham enquanto tiveram a chance. Como Michael Cheritto de Tom Sizemore colocou: “Para mim, a ação é essencial.”

Aqui, a palavra operativa é essencial, que não se refere ao dinheiro que a equipe ganha ao roubar o próximo banco. O termo refere-se a todo o processo de ação e execução de um assalto, no qual eles são muito bons, e eles sempre voltam para casa com a sensação de terem esgotado todo o seu potencial para obter grande sucesso.

O dinheiro é apenas uma recompensa, mas o mais importante para a equipe é continuar fazendo o que faz, mesmo que isso tenha grandes riscos todos os dias.

É também a mesma ideia que leva Walter White, de Breaking Bad, a construir um império das drogas, derrubando chefes da máfia. Ele era apenas um professor que ensinava química na escola.

E sim, o dinheiro era seu objetivo principal quando ele começou a cozinhar metanfetamina. Mas, é o prazer e um grande senso de conquista que deriva de sua ação que o mantiveram no negócio das drogas.

Não havia muito dinheiro acumulado em um depósito. E da mesma forma, para os Dalis, o caos é o essencial.

Depois de realizar o maior assalto da história da humanidade, o Professor só pode ficar longe dessa vida por um tempo limitado. E quando ele é apresentado com uma oportunidade para quebrar seu período sabático, ele pula nela.

Na terceira temporada, Tóquio (Úrsula Corberó) se afasta de Rio (Miguel Herrán) porque não estava mais desfrutando da segurança que a ilha do Caribe lhe proporcionava. E essa decisão levou à prisão de Rio, que estava sendo torturado pelas mãos da pessoa mais cruel e cruel de toda a força policial da Espanha: Alicia Sierra (Najwa Nimri).

O Professor convence outros membros da equipe a sair da lua de mel e ajudar um irmão.

Álex Pina, criador de La Casa de Papel, sabe que não é o assalto engenhosamente planejado que mantém o público ligado ao programa. É a imprevisibilidade de personagens humanos que enriquecem o drama da série.

O poder do caos

O Professor considera todas as possibilidades ao tornar seu plano à prova de falhas, mas o que ele não considera (e nem poderia) é o próprio fator humano. A tendência dos humanos de colocar os desejos acima dos demais.

O desejo de estar na posição de poder e destruir tudo por orgulho ferido. Esses são os fatores que levam o plano inteiro ao caos e enviam a tensão dramática através dos episódios.

E não há escassez de tensão dramática nos primeiros cinco episódios da quarta temporada de La Casa de Papel, pois nada parece estar de acordo com o plano mestre do Professor. A terceira temporada terminou com os ‘Dalis’ explodindo um tanque militar em pedaços, deixando todos em estado de choque.

Não é assim que ‘Dalis’ conduzem um assalto. O Professor se esforça ao máximo para garantir que ninguém seja ferido/morto no processo, pois isso prejudicaria a popularidade do roubo entre o público.

Para o público, o roubo é uma resistência ousada contra grandes corporações e pessoas poderosas que roubam o dinheiro dos contribuintes dentro da estrutura do sistema legalmente estabelecido. O ato de guerra dos Dalis prejudicará a opinião favorável do público sobre eles?

Lisboa entrará em ação e desistirá do plano em troca da segurança de sua filha e mãe? Nairobi sobreviverá ao ferimento da arma?

Tóquio, bem, seguirá o plano? Mais importante, o Professor recuperará o controle do assalto?

As apostas são realmente altas.

Os produtores do programa também adicionaram uma quantidade significativa de humor à quarta temporada. Às vezes, os Dalis se comportam como personagens da Marvel, minando a seriedade do drama com uma piada ou falando sobre besteiras.

Bem, mesmo que isso não seja novidade na série, Álex Pina aumentou significativamente sua dosagem na última temporada.

Todos os episódios da quarta temporada de La Casa de Papel começarão a ser transmitidos a partir de 3 de abril na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.