La Casa de Papel é a série de língua espanhola mais popular da Netflix. No Brasil, a produção se tornou um verdadeiro fenômeno cultural, inspirando fantasias, músicas e muito mais.

A quarta temporada de La Casa de Papel já chegou à Netflix. Neste ano, milhões de pessoas correram para maratonar os episódios, que corresponderam (e até superaram) as expectativas de muita gente.

Embora a série explore vários temas secundários, o núcleo principal é sempre formado pelos planos do Professor. 


É interessante imaginar como algo parecido como os assaltos monumentais da série aconteceria na vida real, e o site Express.UK levantou uma questão: atos desse tipo poderiam acontecer no mundo real?

Confira abaixo a análise!

Debate entre os fãs

Fãs usaram o Reddit para especular se um assalto glorioso como o de La Casa de Papel poderia acontecer na vida real. 

“Isso nunca poderia acontecer!”, disse um fã. “A estabilidade financeira dos países estaria em jogo, e nenhum governo se arriscaria a perder uma quantidade tão grande de dinheiro”, explicou.

Para muitos fãs, a narrativa do grupo nunca funcionaria no sistema midiático da vida real.

“Centenas de reféns não fariam ninguém mudar de ideia. O governo simplesmente colocaria a culpa das mortes somente nos assaltantes e escaparia com a reputação intacta”, opinou um espectador.

Alguns citaram até mesmo assaltos a banco acontecidos no Brasil como prova de que algo semelhante à trama de La Casa de Papel poderia acontecer algum dia.

Em 2005, um grupo de bandidos cavou um túnel e conseguiu se infiltrar no cofre principal do Banco Central de Fortaleza. 

Os assaltantes escaparam com 164 milhões de reais, no que se tornou o segundo maior assalto bancário na história do Brasil.

Mais recentemente, em 2019, bandidos roubaram 30 milhões de reais em barras de ouro do Aeroporto Internacional de São Paulo em menos de 5 minutos, algo que com certeza impressionaria o Professor.

Conclusão 

Para a maioria absoluta dos fãs, a possibilidade de algo como os assaltos de La Casa de Papel acontecer na vida real é extremamente pequena.

“Esse cenário é altamente improvável, e com o avanço da tecnologia, fica ainda mais difícil. O governo já nos vigia”, escreveu um fã.

No final das contas, algo assim só aconteceria na vida real em uma situação idêntica à da série.

“Se conseguissem encontrar alguém que realmente não tivesse nada a perder, ainda acho que isso seria possível”, opinou outro fã.

La Casa de Papel está disponível na Netflix.