Streaming

O Poço: quem é a garota do filme?

Contém spoilers!

O Poço é um suspense de ficção científica e psicológico que se aprofunda no classismo e no elitismo. Acompanha Goreng (Iván Massagué), que entra no misterioso Poço para um estudo de seis meses para obter um diploma envolvendo estudos da psique humana.

Esta torre consiste em vários níveis, com uma distribuição majestosa de comida sendo enviada de cima para baixo em uma mesa móvel pelas elites e seus chefs. Cabe a cada nível determinar o que deve ser deixado abaixo, para testar a compaixão e a empatia da sociedade.

No entanto, Goreng logo percebe que a resposta final seria mostrar às elites que a humanidade pode parar de se matar e acabar com a ganância dos administradores do Poço. Ele e seu novo companheiro no Nível 6, Baharat (Emilio Buale Coka), tentam afastar qualquer um que tente comer até o Nível 50, onde eles começarão a racionar comida, pois sabem que esses níveis sofreram.

Mas, à medida que descem, descobrem uma jovem que parece ser a resposta para os planos de seus senhores superiores, embora sua identidade e como ela chegou lá permaneçam um mistério.

O que é a mensagem?

Goreng passou pelo inferno no Poço, esbarrando em vários níveis, incluindo o fundo, onde ele mal tinha o que comer e até tinha que matar pessoas. Ele comeu a carne de algumas de suas vítimas para sobreviver, e é por isso que ele e Baharat acreditam que se eles enviarem um prato de primeira de volta, neste caso, é panna cotta, mostrará às elites que as pessoas não são os monstros que eles estão manipulando para serem.

Mas, enquanto lutam contra os presos para chegar ao fundo, ficam gravemente feridos depois que Goreng calcula que está errado. Ele pensou que haveria 250 níveis, mas chega a 333.

Eles descem, mas a mesa com os pratos fica ainda mais baixa. Eles ficam chocados porque não têm ideia do que está abaixo, mas tudo muda aqui quando conhecem uma jovem.

Goreng desmaia de seus ferimentos e tem um sonho febril com Baharat dizendo que a garota é a nova mensagem. Quando ele acorda, ele encontra Baharat morto e começa a acreditar que ela serve a um propósito maior.

Quem é a garota?

Anteriormente, Goreng foi salvo de seu companheiro canibalista Trimagasi (Zorion Eguileor) por uma presa louca conhecida como Miharu (Alexandra Masangkay). Ele ouviu que ela estava procurando sua filha que estava presa no Poço, mas nenhuma mulher grávida pode entrar, nem crianças são permitidas, o que é confirmado por outra companheira de nível, Imoguiri (Antonia San Juan), com quem Goreng fica mais tarde.

Ele confia nela porque ela foi a pessoa que o admitiu e agora está no Poço, pois tem câncer terminal. Ela simplesmente quer espalhar decência entre os presos e lembrá-los de que podem ser gentis.

No entanto, quando ela se enforca depois de perder a fé nas pessoas, a esperança de Goreng começa a desaparecer também. Ele conhece Imoguiri no próximo nível, mas testemunha prisioneiros matando-a e, quando ele se quebra mentalmente, ele acha que ela encontrou a paz.

Mas com a garota agora aparecendo no 333, Goreng é inflexível: Imoguiri não estava louca – essa é realmente a filha dela.

Qual é o destino da garota?

Ela acaba comendo a panna cotta porque está faminta, com Goreng acreditando que ela é a verdadeira mensagem para os chefs. Enviá-la de volta vai provar o quão resistente a humanidade é, e mostrará que ninguém a matou porque acredita que as crianças são o futuro.

Ele a leva com ele quando a mesa chega e eles saem do 333, descendo para o fundo do Poço.

Lá, ele alucina Trimagasi, com quem teve muitas conversas filosóficas. Trimagasi estava envolvido em homicídio culposo, mas eles formaram um vínculo, então, quando ele diz a Goreng “a mensagem não requer portador”, Goreng sai e deixa a garota voltar sozinha.

É um final bastante vago, no entanto, porque, de acordo com Imoguiri, nenhuma mulher grávida poderia estar aqui ou até mesmo tentar criar filhos com todos os presos ao redor.

Nesse ponto, é preciso se perguntar se ela está toda na cabeça de Goreng, pois parece que ele está morrendo, caminhando para a vida após a morte com Trimagasi. Talvez ela seja uma cega esperança que se manifesta em sua mente, porque ninguém sabe se ela será morta pelas elites ou mesmo arrancada da mesa enquanto ela acelera.

Alguns teóricos afirmaram que ela chegou recentemente ao Poço, enviada como um teste para ver se os presos a teriam matado e comido, com aqueles que a protegiam ganhando uma chance de serem puxados de volta. Infelizmente, Goreng não poderia ter subido, mesmo que ele quisesse, já que é evidente que ele morre no final.

Os espectadores não veem o destino final da garota, pois o diretor Galder Gaztelu-Urrutia removeu a cena dela no Nível 0 para deixá-lo ambíguo e ver quem é otimista e quem não é.

O Poço está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.