Netflix

Por que O Poço, da Netflix, está aterrorizando as pessoas

A mídia social ainda está debatendo sobre o filme de ficção científica/terror espanhol O Poço, da Netflix. O filme está sendo chamado de parábola perfeita para nossos tempos conturbados, sem mencionar um suspense tenso, sem piedade.

Nos últimos tempos, a Netflix vem se destacando regularmente nos holofotes com o tipo de conteúdo original que parece especificamente calibrado para atrair a atenção de milhões de pessoas ao mesmo tempo. Primeiro, em 13 de fevereiro, houve Casamento às Cegas, um reality show apologeticamente melodramático, focado em um monte de casais que namoram, cortejam e tomam a decisão de se casar ou não sem nunca ver um ao outro.

Então, em 20 de março, havia A Máfia dos Tigres, um documentário original focado no dono do zoológico privado Joe Exotic e um elenco de caricaturas insanas que são, provavelmente, pessoas reais.

Agora, há O Poço, que até o momento obteve uma classificação de 82% de aprovação no Rotten Tomatoes, e que deixa as pessoas incrédulas sobre o quão ridiculamente oportuno é – para não mencionar que é bem trabalhado, bem atuado e incansavelmente perturbador. É provável que o público americano não reconheça grande parte do elenco, mas isso apenas empresta ainda mais autenticidade aos procedimentos.

Então… sobre o que é O Poço, afinal?

Sobre o que é O Poço?

O filme centra-se em Goreng (Iván Massagué), um morador do Poço, que é uma prisão construída como uma torre de altura ou profundidade indeterminada (é difícil dizer). Cada nível tem buracos enormes no chão e no teto, através dos quais a plataforma principal desce todos os dias.

Nesta plataforma, há comida suficiente para todos os prisioneiros do Poço – mas os presos perto do topo são livres para levar a comida que quiserem, muitas vezes não deixando o suficiente (ou nada) para os que estão nos níveis mais baixos.

Ao longo do filme, Goreng se vê atribuído a diferentes níveis do Poço, dividindo espaço com colegas de quarto como Trimagasi (Zorion Eguileor) e Imoguiri (Antonia San Juan), a oficial que o enviou ao poço em primeiro lugar. Também figurando fortemente na narrativa cada vez mais alarmante do filme: a figura misteriosa de Miharu (Alexandra Masangkay), uma mulher que monta a plataforma, procurando nos vários níveis do Poço por sua filha.

Obviamente, Goreng é finalmente confrontado com violência, canibalismo e outras situações indescritíveis – enquanto tenta descobrir o quão baixo os níveis vão e tentando fazer com que os prisioneiros cooperem em vez de trabalhar contra si mesmos. O filme exibe uma revelação bizarra que o deixará coçando a cabeça – e imaginando que tipo de mensagem devemos enviar para aqueles que estão nos níveis mais altos do nosso próprio poço (metafórico).

O que as pessoas estão dizendo sobre O Poço?

É fácil ver O Poço como uma alegoria para a guerra de classes, uma questão que ganhou cada vez mais destaque político ao longo da última década. Em sua superfície, também pode ser visto como uma mensagem simples e gritante para aqueles que lamentam a desigualdade de renda desenfreada e a aparente falta de empatia no mundo de hoje.

Os internautas parecem ter amado o longa, incluindo um que escreveu: “Se você quiser assistir a um filme sombrio sobre ficar confinado em uma prisão de pesadelo sem comida, sugiro assistir O Poço na Netflix. É muito bom.”

Outro usuário foi um pouco mais sucinto: “Loucura. A comida nunca mais será a mesma.”

Um terceiro internauta também recomendou O Poço: “Acabei de assistir a O Poço na Netflix e estou destruído e… preciso me deitar. Você sabe que é bom quando é tão impactante. Foi extremo e difícil de assistir, mas tem uma mensagem relevante nessas tempos desesperados. Altamente recomendado.”

Outra pessoa ecoou o sentimento: “Não acredito que O Poço tenha durado apenas 1 hora e 35 minutos. Pareceu duas ou três horas simplesmente por causa do quão pesado, horrível, irritante e doloroso é assistir. Foi uma tortura e eu não pude piscar por medo de perder um segundo.”

O Poço é forte, de fato – mas para os fãs de horror que procuram uma fuga para um mundo ainda mais louco do que o nosso, deve ser um ótimo filme.

O Poço está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.