Netflix

Por que O Poço é o PIOR filme da era do coronavírus

Com uma grande parte do mundo se auto-isolando em casa por conta do coronavírus, muitas pessoas estão procurando por conteúdos para se entreterem.

Serviços de streaming como Hulu, Apple TV+, Disney+ e, é claro, Netflix, estão sendo procurados mais do que nunca, já que os espectadores querem assistir filmes e séries para se distraírem.

Com relação à Netflix, há um filme espanhol em particular, O Poço, que pode muito bem ser o melhor filme para este período de pandemia, pois atua como uma peça de educação na pirâmide da sociedade.

No entanto, quando você se aprofunda no significado da história, nas camadas e mensagens detalhadas, pode ser uma atualização indesejada e a pior que você pode assistir durante esses momentos difíceis.

A trama

A trama segue Goreng, um homem tímido que entra na prisão chamada de Poço para conduzir um estudo sobre a psique humana. Essa estrutura é uma torre com mais de 300 níveis, com um retângulo cortado no meio em cada nível.

Uma mesa de concreto é passada todos os dias com comida e depois de um certo tempo, vai de um andar para o outro, com as elites e os chefs observando quanta comida resta para as pessoas abaixo.

Em outras palavras, eles estão testando as pessoas para ver o quão gananciosas ou compassivas elas podem ser durante esses tempos de sobrevivência.

O que o filme faz é levantar um espelho para refletir a sociedade e realmente reiterar o que sabemos sobre nossos semelhantes no mundo real.

É uma declaração muito poderosa, já que o diretor Galder Gaztelu-Urrutia mostra como, embora sim, as elites estejam manipulando as pessoas, os níveis médio e baixo têm o poder de racionar os alimentos.

Eles simplesmente não optam, e assim os espectadores veem que, enquanto culpam os outros, às vezes os monstros são nós mesmos.

Então, você pode dizer que O Poço quer mostrar que nós, o povo comum, participamos ativamente dos ciclos viciosos do classismo, elitismo e capitalismo.

É uma postura ousada, já que a maioria dos filmes que abordam esse assunto, como Expresso do Amanhã, só considera os ricos responsáveis, mas O Poço mostra que todos desempenham um papel.

Assim como na ficção…

No entanto, embora isso ajude a expandir nossas mentes e a ampliar nosso horizonte sociopolítico, é assustador e honestamente, a pior coisa que você pode assistir, pois lembrará o que está acontecendo do lado de fora de sua porta.

O filme é uma reminiscência da sociedade agora, onde tudo, de mantimentos a materiais de limpeza e outras necessidades básicas de que todos os seres humanos precisam, estão sendo guardados por aqueles que podem pagar e ter acesso.

Não são apenas aqueles que vivem em torres de marfim, são as pessoas que fazem parte de nossas comunidades.

Agora, porém, esse sentimento de camaradagem está fora da janela porque aparentemente é a sobrevivência do mais apto para algumas pessoas egoístas, indiferentes e desumanas.

Assistir à batalha de níveis mais baixos é um paralelo de como as pessoas estão lutando entre si neste momento, e não há ninguém para culpar, a não ser elas mesmas.

Goreng se arma e tenta racionar a comida, mas não funciona. Ele não consegue entender por que as pessoas comuns estão se comportando assim, pois apenas permite que as elites riam e as manipulem ainda mais como um jogo.

Esse tipo de escapismo coloca as pessoas de volta no mundo cínico e niilista do qual estão tentando escapar.

Para resumir, os níveis têm tudo a ver com o distanciamento social, já que as elites não querem que o vírus da comunicação e da rebelião seja transmitido, o que Goreng tenta quebrar recrutando Baharat e descendo.

Ele quer que todos compartilhem comida e também enviem de volta o que resta para mostrar aos mestres que eles ainda têm coração.

É uma missão fracassada, no entanto, como a humanidade apenas se despedaça e deixa a ganância prevalecer.

As elites vencem e se dividem com sucesso e, quando as pessoas ficam em quarentena dentro do fosso, enlouquecem, se matam e se comem.

Como resultado, neste filme, você obtém os dois lados da equação que contribui para o ótimo cinema, mas também é um lembrete gritante de que a humanidade escolhe se envenenar quando as fichas caem, em vez de se elevar.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.