Netflix

Qual é o Milagre na Cela 7? Entenda os significados do filme

Milagre na Cela 7 é um filme turco que se tornou um sucesso assim que chegou ao catálogo da Netflix recentemente. O filme pode ser novo para o público brasileiro, mas foi lançado em 2019 em vários países da Europa.

Um remake do popular filme sul-coreano de 2013 com o mesmo nome, Milagre na Cela 7 é o tipo de história edificante e emocionante que sempre é um prazer para todos entre os pais. Dirigido por Mehmet Ada Öztekin, o filme é estrelado por Nisa Sofiya Aksongu como uma garotinha desesperada para recuperar seu pai falsamente acusado de um crime e com deficiência mental (Aras Bulut Iynemli).

Mas Milagre na Cela 7 também vem com um final que pode ser confuso se você não estiver prestando atenção. Vamos explicar aqui tudo o que aconteceu.

Qual é o enredo?

Os personagens principais são uma garotinha, Ova (Nisa Sofiya Aksongur), e seu pai, Memo (Aras Bulut Iynemli), um pastor. Dizem que o pai de Ova, que tem um distúrbio cognitivo sem nome, tem a mesma idade que Ova mentalmente.

A mãe de Ova está morta, e os dois moram em uma pequena casa com a avó de Memo.

Apesar da deficiência de Memo, a família vive uma vida bastante normal. Como qualquer pai que tenta fazer sua filha feliz, Memo quer comprar para Ova a “mochila Heidi”, que Ova admira na vitrine de uma loja.

No entanto, outra garotinha chamada Seda pega a mochila primeiro. Alguns dias depois, Seda está do lado de fora brincando com suas amigas e elas se deparam com Memo.

Seda provoca Memo sobre a mochila e o leva a uma costa alta. Ela fica na beirada e não escuta quando Memo faz um aviso.

Ela escorrega, bate a cabeça em uma pedra e morre. Os pais de Seda – incluindo seu pai, que é um oficial militar de alta patente – a encontram nos braços de Memo e o culpam por sua morte.

Memo é coagido a assinar uma confissão e enviado à prisão.

Quando Memo é levado, ele grita para Ova que “o gigante de um olho só viu”. Descobrimos por flashback que o “gigante de um olho” é uma rocha perto do local onde Seda escorregou.

Acontece que este também é o local que um desertor do exército decidiu fazer seu esconderijo. Ova descobre o desertor quando ela investiga, e o desertor diz a ela que ele viu Seda escorregar e cair.

No entanto, quando Ova retorna com sua bisavó, o desertor do exército se foi. Ova insiste que ele retornará, e se senta para esperar por ele.

Ova fica obcecada em ver o desertor novamente e começa a faltar na escola para esperar por ele. A professora de Ova promete que, se ela vier para a escola, ajudará a obter um advogado para ajudá-la a visitar seu pai.

Todos na prisão odeiam Memo porque pensam que ele é um assassino de crianças. Eles até o espancam quase até a morte.

O pai de Seda fica chateado porque ele quer que Memo seja enforcado, como exemplo, e não espancado até a morte. Os prisioneiros são ordenados a não tocar em Memo novamente.

Memo é considerado culpado de assassinato e sentenciado à morte. Depois que os outros prisioneiros percebem que Memo é mentalmente incapacitado, eles se comovem com ele e decidem que o veredito é injusto.

Depois que Memo é esfaqueado enquanto tenta proteger um prisioneiro chamado Askorozlu em uma briga de facas, eles decidem ajudar Memo a ver sua filha antes que ele seja enforcado. Askorozlu, um ex-membro da máfia de algum tipo, coloca seus homens do lado de fora esgueirando Ova para a cela da prisão, onde ela se reúne com o pai.

Quando a bisavó de Ova percebe que Ova se foi, ela sofre um ataque cardíaco e morre. No caminho de volta para sua casa, Ova conta ao diretor da prisão sobre a testemunha.

O diretor investiga seu esconderijo e encontra sua arma. O diretor decide que eles precisam encontrar esse desertor, em nome da justiça para Memo.

Eles o encontram, mas quando trazem a testemunha para o pai de Seda, ele atira na cabeça dele e afirma que o desertor tentou escapar. Sem testemunha, a ordem para enforcar Memo ainda permanece.

Ele é executado – ou assim pensamos.

Como o filme termina?

Hora do flashback! Acontece que, dois dias antes, Askorozlu conspirou com o diretor em um plano para salvar Memo.

Um prisioneiro chamado Yusuf Aga – que perdeu sua própria filha de uma maneira que ele acredita ser sua culpa – decidiu morrer no lugar de Memo. Ele acredita que sua vida é de menor valor porque, sem a bisavó, Ova não teria guardião com o pai desaparecido.

Yusuf Aga instrui o diretor a entregar Ova sua caixa de fósforos de metal como lembrança.

Os guardas trocam Memo por Yusuf Aga no último minuto. Os homens de Askorozlu do lado de fora – os mesmos que levaram Ova para a prisão – sofrem um acidente de carro para impedir que o pai de Seda participe da execução.

Yusuf Aga é enforcado e morto.

O diretor afirma que Yusuf Aga escapou e envia seus guardas para procurá-lo. Enquanto isso, o diretor pega Memo no carro e o leva de volta a Ova.

Pai e filha se reúnem e, em seguida, o diretor os envia para um barco com uma reportagem de capa sobre como fugir do país para escapar da violência policial. Presumivelmente, eles vão começar uma nova vida em outro país.

Em seguida, avançamos para Ova crescida, em seu vestido de noiva, segurando a caixa de fósforos de Yusuf Aga, e o filme termina.

Qual é o significado de “lingo, lingo” em turco?

No filme, Ova e Memo têm uma tradição de gritar “lingo, lingo”, ao qual o outro responderá: “garrafas”. Esta é uma referência a uma música tradicional turca usada frequentemente por dançarinas do ventre chamada “Lingo, Lingo, Shisheler”.

A palavra “shisheler” é um erro de ortografia de “şişeler”, que se traduz em “garrafas”, enquanto “lingo, lingo” não significa nada em turco ou inglês; é só uma expressão de canto, como “la, la, la”.

O filme foi baseado em uma história verdadeira?

Tanto quanto podemos dizer, não, Milagre na Cela 7 não se baseia em uma história verdadeira e é um trabalho total de ficção. É, no entanto, um remake do filme sul-coreano de 2013 com o mesmo nome.

Esse filme foi um sucesso de bilheteria e também foi adaptado como novas versões nas Filipinas e na Indonésia.

Milagre na Cela 7 está atualmente disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.