Streaming

Veja o que é real e o que é ficção em La Casa de Papel

La Casa de Papel é a série de língua espanhola mais popular da Netflix. No Brasil, a produção se tornou um verdadeiro fenômeno cultural, inspirando fantasias, músicas e muito mais.

A quarta temporada de La Casa de Papel já chegou à Netflix. Neste ano, milhões de pessoas correram para maratonar os episódios, que corresponderam (e até superaram) as expectativas de muita gente.

Embora a trama de La Casa de Papel seja completamente fictícia, alguns aspectos da história foram inspirados por eventos da vida real.

O site Screen Rant explicou as inspirações reais de La Casa de Papel; confira abaixo!

Ficção e realidade

De acordo com o Screen Rant, os personagens e a premissa base das primeiras temporadas de La Casa de Papel são ideias e conceitos originais desenvolvidos pelos produtores Alex Pina e Esther Martinez Lobato, os criadores da série.

“Os personagens são todos anti-heróis, antagonistas. Com o desenvolvimento da trama, o público passa a se identificar com os personagens. Não há bom ou ruim; é o público que decide”, afirmou Pina. 

O produtor também contou o motivo da maior abertura e desenvolvimento na trama de La Casa de Papel nas temporadas mais recentes.

“Não fizemos algo entediante, procuramos dar razões para o público ficar conosco e continuar assistindo à série. É por isso que em poucos minutos, diversas coisas importantes acontecem”, contou Pina.

Inspiração 

Mesmo com uma história completamente fictícia, La Casa de Papel conta com algumas inspirações e referências à vida real.

A canção “Bella Ciao”, por exemplo, é uma música italiana do século XIX, cantada como uma forma de resistência ao fascismo. Na série, a música também é um símbolo de rebelião. 

Segundo a revista NSS, Pina escolheu a dedo a música tema de La Casa de Papel.

“A música sempre fez parte da trilha sonora da minha vida. Como o mundo todo sabe, Bella Ciao é um hino de resistência. Desde que haja resistência, há esperança –  mesmo sem a menor esperança de saírem de lá”, afirmou o produtor.

Além disso, La Casa de Papel foi inspirada em vários clássicos do cinema, como Cães de Aluguel, de Quentin Tarantino.

La Casa de Papel está disponível na Netflix. 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.