Velozes e Furiosos chega à Netflix; explicamos a confusa linha do tempo da franquia

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A franquia Velozes e Furiosos acaba de ser lançada na Netflix, com os oito filmes já disponíveis para seus assinantes.

A linha do tempo da saga sempre foi confusa e a recolocação do filme Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006) na cronologia só tornou tudo mais confuso para os fãs.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em ordem cronológica, os filmes de Velozes e Furiosos se estabelecem da seguinte forma: Velozes e Furiosos (2001), Turbo-Charged Prelude (2003), + Velozes + Furiosos (2003), Los Bandoleros (2009), Velozes e Furiosos 4 (2009), Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011), Velozes e Furiosos 6 (2013), Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006), Velozes & Furiosos 7 (2015) e Velozes e Furiosos 8 (2017).

Com a chegada dos filmes principais de Velozes e Furiosos na Netflix, decidimos explicar a linha do tempo da franquia de uma forma bem detalhada. Vamos lá:

Velozes e Furiosos (2001)

O primeiro Velozes e Furiosos mostra o encontro entre Dom e Brian, inimigos que acabam se tornando aliados ao longo da franquia. O primeiro filme originalmente se passava em 2001, mas a chegada de Desafio em Tóquio jogou a linha do tempo do filme para o ano de 2004.

Turbo-Charged Prelude (2003)

Turbo-Charged é um curta metragem de Velozes e Furiosos que mostra como Brian, interpretado por Paul Walker, deixou de ser um policial para se tornar um criminoso. O filme é uma introdução para + Velozes+ Furiosos.

+ Velozes + Furiosos (2003)

No segundo filme, o foco da franquia Velozes e Furiosos vai para Brian, que agora vive em Miami como um ex-policial. Esse filme introduz Roman Pearce e Tej Parker para a equipe principal da franquia.

Los Bandoleros (2009)

Los Bandoleros é um curta metragem focado em Dom, vivido por Vin Diesel. A obra explica como o protagonista de Velozes e Furiosos voltou a namorar Letty. O filme também mostra uma nova equipe formada por Han, Tego Leo e Rico Santos.

Velozes e Furiosos 4 (2009)

É em Velozes e Furiosos 4 que as coisas começam a se complicar. Apesar de ter sido lançado em 2009, esse filme se passa antes de Desafio em Tóquio, que é de 2006. Han, que morre ao final de Desafio em Tóquio, aparece vivo nesse filme.

Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)

Velozes e Furiosos 5 introduz Hobbs, personagem interpretado por Dwayne Johnson, que é hoje um dos protagonistas da franquia.

Nesse filme, há um erro de cronologia que nunca foi corrigido: O filho de Dom com Elena. Pelo que é mostrado, seria impossível que Elena tivesse ficado grávida de Dom na época em que Velozes e Furiosos.

Velozes e Furiosos 6 (2013)

Velozes e Furiosos 6 se passa meses depois do último filme. Aqui temos a introdução de Owen Shaw, que abre o caminho para a chegada de Deckard Shaw, um dos principais personagens da franquia.

Em Velozes e Furiosos 6, uma cena pós-créditos mostra Deckard matando Han após os eventos de Desafio em Tóquio, que é o próximo filme da lista.

Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)

Desafio em Tóquio não se conecta com quase nenhum elemento dos outros filmes de Velozes e Furiosos. A principal conexão é a presença de Han, que serve como um mentor para o protagonista, Sean Boswell, um delinquente dos EUA que se muda para Tóquio.

Nesse filme, que se passa em menos de um ano após os eventos de Velozes e Furiosos 6, Han acaba assassinado (na época não se sabia que era pelas mãos de Deckard).

Velozes e Furiosos 7 (2015)

Velozes e Furiosos 7 começa imediatamente após os eventos de Desafio em Tóquio, com Deckard avisando para Dom que Han está morto.

Nesse filme, o time de protagonistas enfrenta Deckard Shaw. É nesse filme que Brian, vivido por Paul Walker, se despede da franquia (o ator havia morrido pouco antes do fim das filmagens).

Velozes e Furiosos 8 (2017)

O oitavo filme da saga principal de Velozes e Furiosos apresenta Cipher, vivia por Charlize Theron, como grande vilã. Aqui, a cronologia segue normalmente e os eventos se passam após a saída de Brian da franquia.

Agora, resta assistir a Velozes e Furiosos 9, que chega aos cinemas brasileiros em abril de 2021.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio