Agents of SHIELD foi a série de TV mais bem sucedida da Marvel. Com seis temporadas bem elogiadas, a série inicia na noite desta quarta (27) nos EUA a sua sétima e última temporada.

Por isso, chegou a hora de discutirmos. Por que a Marvel cancelou Agents of SHIELD, mesmo sabendo do sucesso da série?

Em um artigo, falamos sobre o fim de Agents of SHIELD, série mais bem sucedida da Marvel.


A chave do sucesso

Agents of SHIELD é interessante por um milhão de motivos diferentes, mas o principal deles é o seu comprometimento em contar uma história independente de qualquer outra coisa.

Em sua 1ª temporada, Agents of SHIELD encontrou dificuldades em ganhar público, chegando inclusive a perder a audiência de pessoas que assistiam a série por conta do MCU. Porém, isso não acabou com os planos dos criadores da série, que continuaram contando as histórias que queriam contar independente de qualquer coisa. Felizmente, a fórmula deu certo.

Ao longo dos anos, Agents of SHIELD conseguiu contar uma história coesa, interessante e independente, ao mesmo tempo em que conseguia também influenciar os eventos da Marvel nos cinemas – como por exemplo a trama de Capitão América: Soldado Invernal.

Portanto, esse foi o trunfo de Agents of SHIELD, sua capacidade de contar uma história independente, que se encaixa no MCU, mas que não necessariamente depende dele para funcionar.

Fim digno

Para toda série de sucesso, é melhor um fim precoce do que se arrastar por anos sem impactar seu público e isso se aplica para Agents of SHIELD. A Marvel está entrando em uma nova fase agora e Agents of SHIELD não precisa acompanhá-la. A série já contou as histórias que tinha para contar e um encerramento digno é tudo que ela precisa.

Além disso, existe também o lado mercadológico da coisa. Com a chegada do Disney+ e das novas séries da Marvel – Falcão e o Soldado Invernal, Loki e WandaVision – o estúdio precisa focar mais nessas novas produções e menos em outras.

Por isso, os fãs não precisam se desesperar. Agents of SHIELD contou belas histórias, mas a Marvel tem outras tão boas quanto pela frente. É questão de tempo.

A sétima e última temporada de Agents of SHIELD começa a ser exibida em 27 de maio nos EUA.