Streaming

Elsa é assexual; veja como assunto foi abordado em Frozen

Desde que os fãs conheceram Elsa em 2013, no primeiro filme de Frozen, a comunidade LGBTQ+ se apegou muito a jornada da personagem.

Isso gerou uma enorme expectativa de que, no segundo filme, Elsa se revelasse lésbica e ganhasse uma namorada.

Isso, no entanto, não aconteceu, e com Frozen 2, muitos acreditam agora que Elsa não seja lésbica, mas sim assexual.

A vida de Elsa

Muitas pessoas que não fazem parte da comunidade LGBTQ+ podem não entender o subtexto queer de Frozen. Embora essa não seja uma explicação perfeita, ela deve, em resumo, dar uma ideia de por que os membros da comunidade se identificam com a personagem.

Elsa tem uma qualidade dela que a torna diferente, mas seus pais dizem para ela não contar a ninguém sobre isso, porque pode machucar aqueles com quem ela se importa.

Assim, durante todo o primeiro ato, Elsa permanece literalmente fechada em seu quarto ou contida para não escorregar e revelar sua identidade para as pessoas ao seu redor. No momento em que ela escorrega apenas uma vez, todo o reino se volta contra ela e a trata como algo horrível quando ela obviamente não é.

Isso se alinha muito com a experiência de muitos membros da comunidade LGBTQ+. Muitos se escondem daqueles que os rodeiam para evitar vergonha da sociedade. Eles podem se manter afastados de uma sociedade que temem ou simplesmente evitar meticulosamente dizer algo incriminador.

Quando eles desaparecem, no entanto, as pessoas inevitavelmente os tratam como diferentes, até perigosos, dependendo da comunidade. Mas, ainda assim, com isso vem o benefício de apenas “deixar ir” e ser o seu verdadeiro eu, independentemente do que alguém diga.

Felizmente, Frozen termina com Elsa sendo aceita pela sociedade, que, novamente, ressoou com o público que projetaria suas experiências nela.

Isca para atrair público

Muitos fãs que esperavam que Elsa fosse lésbica sabiam que a Disney poderia estar fazendo o que muitos chamam de “isca queer”, ou provocando um relacionamento LGBTQ+ do mesmo sexo ou de outra forma, sem realmente ter a intenção de dar à luz

Muitos programas, como o Sherlock da BBC, foram acusados ​​ao longo dos anos por provocar relacionamentos para atrair fãs, apesar de os roteiristas nunca terem realmente pretendido incorporar esses relacionamentos à série.

Com Elsa, muitos fãs pediram para a Disney dar a ela uma namorada, mas enquanto essa facção floresceu, muitos reconheceram que o estúdio provavelmente não traria um personagem explicitamente queer para encabeçar sua maior animação.

Sub-representação da assexualidade

Se você viu Frozen 2, sabe que não, Elsa não consegue uma namorada. Na verdade, ela não busca nenhum relacionamento romântico.

Ela, muito razoavelmente, destrói a estátua de gelo de Hans em sua sequência de flashback de sonho, que se vincula à sua dispensa de relacionamentos românticos no primeiro filme.

Frequentemente ignorada pela sociedade convencional, a assexualidade ocorre quando um indivíduo sente pouca ou nenhuma atração sexual por pessoas. Existem vários tons de assexualidade, mas as duas categorias pelas quais Elsa parece tão distante são assexuais e arromânticas.

Uma pessoa assexuada ainda pode encontrar satisfação romântica com um parceiro, uma vez que desejo sexual e amor romântico são totalmente diferentes. No entanto, Elsa parece ser arromântica também, não tendo desejo de romance com ninguém ao longo de dois filmes.

É muito incomum encontrar representação da assexualidade em animações. Bojack Horseman é um dos poucos a apresentar explicitamente um personagem, Todd Chavez, como assexuado.

Muitos fãs de anime também podem apontar personagens como Rei Ayanami e Yuki Nagato como assexuais, embora isso nunca seja explicitamente declarado. Mas se você se aprofundar, verá que é incrivelmente difícil encontrar qualquer representação da assexualidade na ficção, o que ajuda a explicar o desconhecimento de tantas pessoas.

Se a população não vê algo na mídia, às vezes pode ser difícil entendê-lo. Mesmo voltando ao Sherlock da BBC, levou Benedict Cumberbatch a argumentar que ele vê seu personagem como assexual, embora os escritores não parecessem confirmar isso de uma maneira ou de outra.

Afinal, Elsa é assexual?

É claro que, sendo da Disney, qualquer tipo de atração sexual tem muito menos probabilidade de ser explicitamente apresentada. No entanto, a falta de qualquer perspectiva romântica deixa Elsa parecendo muito diferente de seus colegas.

Desde o início, ela parece ter pouca ou nenhuma falta de alguém em sua vida como parceiro (a) romântica. Mesmo durante o seu número icônico da música “Let it Go”, seu senso de autodescoberta é inteiramente sobre si mesma – ela não cria um parceiro perfeito ou se envolve em algum interesse romântico.

Então Elsa é assexual? É difícil dizer com certeza no cânone, mas, dadas as evidências fornecidas, seria uma interpretação muito válida do texto, especialmente se um possível Frozen 3 se recusar mais uma vez a dar um romance para ela.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.