Streaming

Midnight Sun vazou! Veja TUDO que já sabemos sobre novo Crepúsculo

A autora Stephenie Meyer anunciou recentemente que o tão esperado lançamento de seu novo romance da Saga Crepúsculo, Midnight Sun, chegará às prateleiras dos Estados Unidos em 4 de agosto de 2020. Embora seja lançado oficialmente este ano, houve um vazamento em 2008, seguido por Meyers postando os capítulos vazados em seu site e anunciando que faria uma pausa indefinida do projeto, que durou mais de uma década; no entanto, mais tarde ela retiraria esses capítulos.

Muitos fãs de Crepúsculo puseram as mãos nos capítulos agora infames e inéditos, que eram uma recontagem dos eventos de Crepúsculo de uma perspectiva diferente, após o relato de Edward Cullen sobre sua imortal história de amor. Atualmente, apenas o Capítulo Um, “Primeira Vista”, está disponível para leitura no site de Meyer.

No entanto, como os fãs puderam ler os primeiros rascunhos dos capítulos em 2008, eles perceberam o que o romance publicado poderia oferecer, e parece que algumas dessas ideias iniciais estão presentes neste capítulo finalizado.

Os primeiros capítulos de Midnight Sun compartilham muitos detalhes sobre o que está passando pela mente de Edward quando ele encontra sua Cantora – uma humana cujo sangue é mais tentador que os outros – e o que o impede de matar instantaneamente Bella. Tudo se resume à sua admiração por seu pai adotivo Carlisle, que criou o convênio de ser vegetariano.

Ele não queria decepcionar Carlisle, então ele ignora Bella durante a biologia e tenta mudar para um período diferente. Quando o dia na escola termina, a irmã psíquica de Edward, Alice, diz a ele que Bella é filha do chefe de polícia Charlie Swan, dando a ele outro motivo para não matá-la.

Uma perspectiva diferente

Os fãs do romance sabem que Charlie adora sua filha e está feliz por tê-la de volta em sua vida; portanto, se ele a perdesse, isso causaria mais problemas para os Cullen. A morte de Bella destruiria Charlie, e seu relacionamento parental com Bella é um fator importante na decisão de Edward de persegui-la romanticamente.

Isso ficou claro da perspectiva de Bella, mas faz muito sentido que seja desenvolvido mais a partir dessa mudança no narrador.

Os capítulos de abertura não apenas fornecem uma visão sobre Charlie Swan, mas também fornecem mais detalhes sobre a vida da família Cullen, conhecida como o Clã Olímpico, e seus amigos, o Clã Denali do Alasca. Edward foge para o Alasca após seu primeiro encontro perturbador com Bella, mencionado na Saga Crepúsculo, mas os detalhes sobre a visita vêm à luz em Midnight Sun, e isso mostra aos leitores o mundo maior de vampiros e seus Clãs.

Além disso, os capítulos iniciais sinalizam possíveis falhas se Myers não os tiver alterado desde o vazamento. Com base nessas páginas, as representações problemáticas de gênero da série original ainda estarão presentes.

No início do primeiro capítulo, Edward expressa pontos de vista misóginos sobre sua irmã adotiva Rosalie. Não apenas isso, mas grande parte do monólogo interno sobre suas colegas de classe está em conformidade com os retratos estereotipados de mulheres nos livros da Saga Crepúsculo.

Nos capítulos vazados, há também uma cena em que Edward e Emmett discutem a vulnerabilidade dos humanos, com Edward gastando muito tempo agonizando sobre qualquer dano potencial que Bella possa experimentar, independentemente de ela lidar com vampiros ou não. Essa cena tem seus momentos de comédia alegre, mas também sinaliza uma potencial “explicação” para o comportamento perseguidor e abusivo de Edward, pois aos seus olhos Bella quase sempre está desamparada.

Ao justificar seu comportamento problemático, Meyers perpetua ainda mais que suas ações são permissíveis e românticas quando são inapropriadas e manipuladoras.

Problemas que continuam

É preocupante ver esse comportamento abusivo e misógino continuar, e levanta questões sobre como Meyers lidou com outras críticas sobre sua série original, como as representações racistas de nativos americanos. Ela originalmente se inspirou na Nação Quileute em La Push, Washington, e depois se apropriou de sua cultura para se encaixar em sua narrativa de fantasia.

Muitos personagens da história original, principalmente Edward, mantinham uma visão racista em relação aos personagens nativos, portanto, reintroduzi-los do ponto de vista de Edward poderia exasperar o racismo da Saga Crepúsculo.

Embora potencialmente falho, Midnight Sun tem a chance de ser um retorno empolgante de uma franquia amada. Há conforto em se reunir com um velho conhecido e, ao fazê-lo com um narrador diferente, os fãs não apenas podem retornar à história e aos personagens que amavam, mas também podem experimentar um mundo mais amplo e uma perspectiva diferente.

Se os primeiros capítulos de Midnight Sun são alguma indicação, os fãs aprenderão mais sobre Edward, o resto dos Cullen, os cidadãos de Forks e o mundo sobrenatural maior enquanto continuam lidando com as representações problemáticas de amor.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.