Traumáticos

6 atores que precisaram de terapia após seus filmes

Nem sempre é fácil se desvencilhar de uma personagem

Dakota Johnson em Suspiria
Dakota Johnson em Suspiria

Os atores e atrizes geralmente dão tudo de si para tornar suas atuações críveis, desde mudar drasticamente a aparência até permanecer no personagem mesmo depois que as câmeras param de rodar.

Mas, às vezes, o impacto desses esforços dura um pouco mais do que os atores gostariam, e esses personagens os afetam as pessoas de uma forma que exige que elas busquem ajuda de terceiros.

Confira, abaixo, 6 atores que precisaram de terapia após determinados papéis no Cinema.

Possessão
Possessão

Isabelle Adjani fez terapia depois de filmar Possessão

Um dos papéis mais conhecidos de Isabelle Adjani é o do filme de terror psicológico Possessão, de 1981. Adjani interpreta Anna, a esposa do personagem Mark, de Sam Neill, que diz ao marido que quer o divórcio, mas não explica o motivo. Ela também interpreta Helen, a professora do filho de Mark e Anna, Bob. O duplo papel rendeu à atriz o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes e o Prêmio César de melhor atriz, mas não foi isento de um pesado tributo.

O papel de Anna – que tem um colapso nervoso, torna-se psicótica e faz sexo com uma criatura horrenda – foi muito desgastante emocional e fisicamente para Adjani. A atriz revelou, muito tempo depois da filmagem do filme, que fez terapia por vários anos e que acreditava ter desenvolvido transtorno de estresse pós-traumático por ter trabalhado no filme. Outras evidências do impacto que o papel de Anna teve sobre Adjani vieram do diretor do filme, Andrzej Żuławski, que compartilhou em um documentário de 2000 que a atriz tentou cometer suicídio depois de interpretar Anna.

Lady Gaga em Casa Gucci
Lady Gaga em Casa Gucci

Lady Gaga precisou de uma enfermeira psiquiátrica em Casa Gucci

Baseado em uma mulher real condenada por contratar dois assassinos para matar seu marido, Maurizio Gucci, o papel é outro em uma série de personagens mais sombrios que Lady Gaga retratou. Em uma entrevista à Variety, a musicista disse que “sempre foi Patrizia” durante a produção. “Eu sempre falava com meu sotaque”, compartilhou Gaga. “Eu ainda estava vivendo minha vida. Eu apenas vivia como ela.”

Mas isso afetou Gaga, que precisou de apoio para sua saúde mental durante as filmagens. “Tive uma enfermeira psiquiátrica comigo no final das gravações”, continuou Gaga. “Eu meio que senti que precisava. Senti que era mais seguro para mim.”

Suspiria
Suspiria

Dakota Johnson precisou trabalhar seus sentimentos depois de Suspiria

Em 2018, Dakota Johnson apareceu como a personagem principal Susie Bannion no remake de Luca Guadagnino do clássico de terror Suspiria. O filme acompanha Susie quando ela vai para Berlim para frequentar uma academia de dança que é dirigida por bruxas, o que dá início a uma jornada sobrenatural horrível de descobertas para a jovem e os outros alunos.

Em uma entrevista à Elle em abril de 2018, Johnson declarou que o filme “a deixou tão mal que ela teve que fazer terapia”. Ela falou mais sobre isso durante uma coletiva de imprensa no Festival de Cinema de Veneza (via Entertainment Weekly), dizendo: “Quando você está trabalhando com assuntos obscuros, às vezes, isso pode ficar com você… conversar com alguém sobre isso depois é uma maneira muito boa de seguir em frente com o projeto”. Ela também elogiou sua terapeuta, chamando-a de “uma mulher muito legal”.

Michael B Jordan em Pantera Negra
Michael B Jordan em Pantera Negra

Michael B. Jordan precisou cuidar da saúde mental após Pantera Negra

A inclusão de Michael B. Jordan no Universo Cinematográfico Marvel como o vilão Erik Killmonger em Pantera Negra, de 2018, é um de seus papéis mais populares – mas também um que o fez procurar terapia.

Ao falar com Oprah Winfrey em um segmento do SuperSoul Sunday, Jordan discutiu como entrou na mentalidade de seu personagem de Pantera Negra e como saiu dela. “Acho que o fato de estar naquele tipo de estado mental, aquele verdadeiro sem remorso… o que quer que seja, o tempo todo, me pegou”, disse o ator a Winfrey. “Fiquei um pouco deprimido”. Ele tentou ficar em um “lugar solitário” durante as filmagens como parte da canalização das emoções necessárias para interpretar Killmonger, mas isso teve um custo.

Val Kilmer em The Doors
Val Kilmer em The Doors

Val Kilmer levou o método a um novo patamar em The Doors

Embora Val Kilmer seja conhecido por papéis que vão desde o Homem de Gelo em Top Gun até o herói da DC em Batman Eternamente, nenhum de seus outros personagens o impactou da mesma forma que o cantor Jim Morrison no filme The Doors.

O ator adotou o famigerado “método” para o papel, aprendendo 50 músicas para o filme e entrevistando pessoas próximas ao falecido músico, como o produtor Paul Rothchild. Kilmer passou um bom tempo tentando simular tudo o que podia sobre Morrison, inclusive sua aparência. Também foi alegado que ele fez com que a equipe o chamasse de “Jim” durante a produção. Na época, Kilmer negou que tivesse pedido à equipe que evitasse falar com ele e que uma carta enviada à equipe pelo gerente de produção, pedindo que se afastassem do ator, não era de sua autoria.

Kilmer observou que, depois de interpretar Morrison, ele estava “mais comprometido com a saúde física” e com a “busca espiritual” em uma entrevista com a repórter Bobbie Wygant. Posteriormente, foi relatado que Kilmer teria procurado terapia depois de terminar o filme para tirar o personagem de seu sistema.

Keira Knightley em Piratas do Caribe
Keira Knightley em Piratas do Caribe

Keira Knightley teve problemas com a fama após Piratas do Caribe

Keira Knightley é hoje um nome conhecido, mas foi seu papel de destaque como Elizabeth Swann na franquia Piratas do Caribe que colocou a atriz britânica sob os holofotes ainda jovem. Nos anos seguintes, Knightley falou sobre como esse tipo de fama a afetou na época, especialmente como uma jovem mulher no setor, e como ela agora se esforça para apoiar outras pessoas que se encontram em uma situação semelhante.

“Achei esse nível de escrutínio e esse nível de fama muito difíceis”, a atriz compartilhou com a Variety. “De certa forma, você ainda é uma criança. Foi traumático, mas preparou o resto de minha carreira.”

Ela acrescentou que se sente confortável com a situação atual de sua carreira e que está mais preparada para lidar com a fama depois de “muitos anos de terapia” para lidar com a sensação de estar sob os holofotes.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.