Caso é reaberto

Alec Baldwin é indiciado por homicídio culposo

Novas evidências vieram à tona

Alec Baldwin no set de Rust
Alec Baldwin no set de Rust

Alec Baldwin foi indiciado sob a acusação de homicídio culposo. Os promotores mais uma vez tentam responsabilizar o ator pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set de Rust, após novas evidências terem sido descobertas.

Baldwin foi inicialmente acusado no caso em janeiro de 2023. Mas as acusações foram retiradas três meses depois, depois que a equipe de defesa de Baldwin levantou dúvidas sobre se a arma, uma Colt .45, estava funcionando corretamente quando foi disparada.

Hutchins estava se preparando para filmar uma cena com Baldwin em um rancho perto de Santa Fé, N.M., em outubro de 2021, quando a arma disparou. Baldwin afirmou que não apertou o gatilho.

Se condenado, Baldwin poderá pegar até 18 meses de prisão.

“Estamos ansiosos pelo nosso dia no tribunal”, disseram os advogados de Baldwin, Luke Nikas e Alex Spiro, em um comunicado na sexta-feira.

Dois promotores especiais, Kari Morrissey e Jason Lewis, enviaram a arma para testes forenses adicionais no verão passado. Seus especialistas, Lucien e Michael Haag, reconstruíram a arma – que havia sido quebrada durante os testes do FBI – e concluíram que ela só poderia ter sido disparada com um puxão no gatilho.

“Esse incidente fatal foi a consequência do martelo ter sido retraído manualmente para sua posição totalmente traseira e engatilhada, seguido, em algum momento, pelo puxão ou depressão traseira do gatilho”, concluiu o relatório. “Embora Alec Baldwin negue repetidamente ter puxado o gatilho, considerando os testes, as descobertas e as observações aqui relatadas, o gatilho teve de ser puxado ou pressionado o suficiente para liberar o martelo totalmente engatilhado ou retraído do revólver de prova.”

Morrissey e Lewis disseram em outubro que pretendiam levar o caso a um grande júri dentro de dois meses, afirmando que “fatos adicionais” haviam surgido que apontavam para a culpabilidade de Baldwin.

Diretora foi morta em ensaio do filme Rust
Diretora foi morta em ensaio do filme Rust

O caso de Halyna Hutchins no set de Rust

Em 21 de outubro de 2021, um ensaio de uma cena de Rust terminou com a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins. Alec Baldwin recebeu uma arma e fez o movimento de tiro em frente da cineasta e de Joel Souza, o diretor.

A cineasta foi atingida e não resistiu ao ferimento. Atualmente, Baldwin enfrenta uma acusação de homicídio culposo – ou seja, sem intenção de matar – assim como o armeiro do filme.

O ator Alec Baldwin garante que foi avisado de que a arma estava “fria” – ou seja, com munição falsa. Testemunhas também confirmam a versão do famoso, que seria protagonista e produtor de Rust.

Além do marido, Halyna Hutchins deixou o filho Aldous, de 9 anos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.