Ana Ofelia Murguía, a atriz mexicana mais conhecida por dar voz à Mamá Inês (Mamá Coco no original), em Viva: A Vida é uma Festa, morreu no domingo, 31 de dezembro, informa a BBC News. Ela tinha 90 anos.
O Instituto Nacional de Belas Artes e Literatura do México prestou homenagem a Murguía no X/Twitter, escrevendo que sua “carreira foi vital para as artes cênicas do México”.
Murguía, que nasceu no México em 1933, ganhou o prêmio especial Ariel de Ouro por toda a vida em 2011, em uma cerimônia que homenageou os melhores do cinema mexicano. O prêmio foi concedido em conjunto com o escritor e diretor Jorge Fons. Ao longo de sua carreira, Murguía ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante nos prêmios Ariel (o equivalente mexicano ao Oscar) em 1979, 1986 e 1996.
Com mais de 100 créditos de atuação, Murguía começou em um episódio da novela mexicana La Tormenta. Seus papéis mais famosos incluem La reina de la noche, Cadena perpetua e Mi querido Tom Mix.
O último papel de Murguía foi em um episódio de 2018 de “José José: El Príncipe de la Canción”, uma versão fictícia da história de vida do famoso cantor mexicano.
Viva: A Vida é uma Festa, que acompanha um menino na travessia para a terra dos mortos durante o Día de los Muertos do México, ganhou dois Oscars, de melhor filme de animação e canção original por “Remember Me”.
Murguía dá voz à envelhecida Mamá Inês, cuja memória de seu pai é reavivada por seu bisneto, Miguel. No clímax emocional, Murguía canta a música central do filme, “Remember Me”, com Miguel.
Viva: A Vida é uma Festa está disponível no Disney+.