O ator brasileiro João Côrtes se assumiu gay através de publicação na sua página do Instagram. O ator fez uma grande declaração no Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+.
Além da revelação, o ator da Globo e da HBO falou sobre o que enfrentou ao longo dos anos que teve de se manter reprimido e toda a dor envolvida.
“Eu sabia que eu era gay quando tinha uns 14 anos. Eu sabia, mas na época isso era só um leve impulso. Uma sensação. Era um sentimento abstrato e distante”, começa o depoimento do ator.
“Nunca soube o que fazer com aquilo. Então eu dobrei e guardei numa caixinha, embaixo do meu caos emocional. Ninguém liga para isso mesmo…”, continua João Côrtes.
“É tempo de Coragem. É tempo de #Orgulho”, diz a legenda da foto do Instagram de João Côrtes. Confira a publicação original abaixo.
Orgulho e vergonha
O ator falou sobre esconder até de si mesmo sua sexualidade e como isso transformou a percepção que tinha sobre si.
“E escondi de mim, dentro de mim, por anos e anos, na esperança de que isso se tornasse cada vez menor, e menos. E o que era distante ficava cada vez mais presente, e o leve e ingênuo impulso se transformava em vergonha”
“Vergonha do tamanho de um carrapato, mas ainda assim, vergonha. Isso me bloqueou emocionalmente, e ainda bloqueia. É uma luta contínua”, diz no depoimento.
No fim, o ator da Globo e HBO deixou uma mensagem para os seguidores que fazem parte da comunidade LGBTQIA+.
“Para todos os queers, desajustados, outsiders e amores da minha vida: eu amo vocês. Amo e estou aqui por vocês. Prometo que depois da tempestade a vida fica bem melhor. Confia. E feliz orgulho LGBTQIA+!!”.
O depoimento de João Côrtes pode ser lido, na íntegra, na sua publicação do Instagram.
João Côrtes já participou da série O Negócio, da HBO, além de ter sido vice-campeão do Popstar em 2018. Ele também atuou na novela da Globo, Sol Nascente.