Dean Stockwell, conhecida pela primeira versão do filme Duna, de 1984, morreu aos 85 anos. O Deadline afirma que o falecimento aconteceu em 7 de novembro por causas naturais.
O ator esteve presente em grandes trabalhos dos anos 1980. Entre eles, Paris, Texas (1984), Veludo Azul (1986) e De Caso com a Máfia (1988).
Na primeira versão de Duna, o ator teve o papel de Wellington Yueh.
Na TV, Stockwell protagonizou a série Contratempos (Quantum Leap). Por ela, o ator de Duna recebeu quatro indicações ao Emmy.
Já a única indicação ao Oscar aconteceu por conta de De Caso com a Máfia. O ator concorreu ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante.
Fim de vida longe das telas
Stockwell ficou conhecido como um astro cult por conta das parcerias com David Lynch, em Duna e Veludo Azul. Na TV, além de Quantum Leap, teve mais papéis importantes.
O ator apareceu em Battlestar Galactica, JAG – Ases Invencíveis e NCIS: New Orleans. A série de NCIS foi o último trabalho dele na TV, em 2014.
Enquanto isso, o filme Entertainment, de 2015, foi o último papel do astro no cinema. Depois disso, Stockwell passou a trabalhar como artista plástico, usando o nome de batismo, Robert Dean Stockwell.
O ator deixa a esposa e dois filhos. A coincidência trágica é que a morte acontece quando a nova versão de Duna chega aos cinemas.