David Tennant (Doctor Who) é o mais recente ator de Harry Potter a ser criticado por J.K. Rowling por apoiar publicamente os direitos de pessoas trans.
Tudo começou quando Tennant, que interpretou Barty Crouch Jr. em Harry Potter e o Cálice de Fogo, aceitou um prêmio no British LGBT Awards e chamou a atenção de Kemi Badenoch, ministra do Reino Unido para Mulheres e Igualdade, que disse que excluiria mulheres trans de certos espaços.
Em seu discurso de agradecimento, Tennant disse (via Variety) que estava “um pouco deprimido” por ter recebido um prêmio por simplesmente dizer fatos óbvios como “todos têm o direito de ser quem querem ser e viver sua vida como querem viver, desde que não estejam machucando ninguém”.
“É a decência humana”, acrescentou Tennant. “Não deveríamos viver em um mundo em que isso seja digno de nota. No entanto, até que acordemos e Kemi Badenoch não exista mais – não desejo mal a ela, só desejo que ela se cale -, enquanto vivermos neste mundo, sinto-me honrado em receber este prêmio.”
O discurso de Tennant deu início a uma guerra de palavras com Badenoch, que mais tarde foi à mídia social para dizer que não se calaria como o ator sugeriu. Ela continuou chamando Tennant de “uma celebridade branca, rica e esquerdista, tão cega pela ideologia que não consegue enxergar a ótica de atacar a única mulher negra no governo, pedindo publicamente o fim da minha existência”.
Depois disso, Rowling voltou a tecer comentários transfóbicos, e compartilhou um artigo no X que cobria a briga pública entre Tennant e Badenoch e sugeriu que o ator estava recebendo uma cobertura menos dura da mídia, apesar de atacar Badenoch, porque ele é um membro do “Talibã de Gênero” e, portanto, “recebe dispensa especial, pois eles são uma casta sagrada”.
Em uma entrevista separada no tapete vermelho da cerimônia de premiação, Tennant foi convidado a responder aos críticos da comunidade transgênero. Ele respondeu: “[Eles são] um bando minúsculo de pequenos chorões que estão do lado errado da história, e todos eles irão embora em breve.”
Mais tarde, Rowling compartilhou essa citação de Tennant em seu perfil no X e criticou o ator, escrevendo: “Esse homem está falando sobre sobreviventes de estupro que querem atendimento somente para mulheres, as enfermeiras que estão processando o fundo de saúde por obrigá-las a mudar de roupa na frente de um homem, meninas e mulheres perdendo oportunidades esportivas para homens e prisioneiras encarceradas com criminosos sexuais condenados.”