Pouco mais de uma semana depois do massacre em Parkland, Flórida (EUA), o presidente americano Donald Trump deu sua opinião sobre os fatores que levaram à tragédia.
Segundo o presidente, parte do motivo pelo qual Nikolas Cruz entrou em sua ex-escola de ensimo médio e mator 17 alunos e professores foi a influência exercida por games e filmes violentos.
“Eu estou ouvindo cada vez mais, de algumas pessoas, que games estão muito violentos, e isso afeta a cabeça das crianças”, disse o presidente à CNN. “E, depois dos games, filmes também”.
Amigo de astro de A Bela e a Fera está entre vítimas de massacre na Flórida
“Nós precisamos criar um sistema de censura e classificação indicativa [diferente do que aquele que os EUA já tem]. Hoje em dia, crianças podem assistir a filmes violentos e sangrentos, desde que eles não tenham sexo. Isso está errado”, declarou ainda.
As organizações MPAA e ESRB lidam com as classificações indicativas de filmes e games, respectivamente, nos EUA. As instituições são separadas do governo para não haver o risco de censura política.
Ativistas apontam, por suas vezes, que outros países que consomem esses mesmos produtos considerados violentos não tem o mesmo volume de crimes letais com armas do que os EUA – a diferença sendo que é bem mais fácil comprar uma arma de alta capacidade em solo americano.