Enquanto a pandemia de coronavírus continua se espalhando pelo mundo, as autoridades continuam com a recomendação de que todas as pessoas devem ficar em casa.
Apesar de o tempo com a família ser bom para alguns, a quarentena pode causar problemas graves para outras pessoas.
Problema grave
Em um artigo publicado na Time, a atriz Angelina Jolie, que sempre uma defensora das crianças, escreveu sobre a segurança dos mais jovens durante a crise no sistema de saúde mundial.
“Isolar uma vítima da família e dos amigos é uma tática bem conhecida de controle por parte dos agressores, o que significa que o distanciamento social necessário para interromper o COVID-19 é aquele que inadvertidamente alimentará um aumento direto no trauma e no sofrimento de crianças vulneráveis.
Já existem relatos de um aumento na violência doméstica em todo o mundo, incluindo assassinatos violentos”, disse Jolie, afirmando também que as crianças são “especialmente vulneráveis a muitos dos impactos secundários da pandemia na sociedade”.
Outro aspecto citado pela atriz é que agora as crianças foram excluídas “de seus amigos, de seus estudos regulares e de sua liberdade de movimento”.
“Chega no momento em que as crianças são privadas das próprias redes de apoio que as ajudam a lidar: de seus amigos e professores de confiança às atividades esportivas após as aulas e visitas à casa de um parente amado que oferece uma fuga de seu ambiente abusivo”
Jolie afirma que, para muitas crianças, as escolas servem como “uma oportunidade de salva-vidas, bem como um escudo que oferece proteção – ou pelo menos uma suspensão temporária – da violência, exploração e outras circunstâncias difíceis, incluindo exploração sexual, casamento forçado e trabalho infantil, e violência doméstica”.
O próximo trabalho de Angelina Jolie é no filme Os Eternos, da Marvel, onde ela interpretará a heroína Thena. O filme tem previsão de estreia para fevereiro de 2021.