Celebridades

Jane Fonda relata assédio de diretor francês: "Queria ver como eram meus orgasmos"

Jane Fonda também foi vítima de homens e abuso de poder na indústria

Jane Fonda revelou em um episódio recente de Watch What Happens Live (via Variety) que o diretor francês René Clément pediu para dormir com ela durante a produção de seu thriller de 1964, Jaula Amorosa. Fonda estrelou o filme ao lado de Alain Delon e Lola Albright.

O apresentador Andy Cohen, pediu a Fonda para nomear “um homem em Hollywood que tentou algo com ela, e que ela tenha recusado”.

A atriz vencedora do Oscar respondeu: “O diretor francês René Clément”.

“Bem, ele queria ir para a cama comigo, porque disse que a personagem tinha que ter um orgasmo no filme e ele queria ver como eram meus orgasmos. Ele disse isso em francês e eu fingi que não entendi”, continuou Jane Fonda.

“Eu tenho histórias para você, garoto, [mas] não temos tempo”, acrescentou a renomada atriz.

Cinema francês é acusado de encobrir assédios e estupros

Clément tinha 51 anos na época da produção, enquanto Fonda tinha 27. Clément foi um dos cineastas mais prolíficos da França nas décadas de 1950 e 1960, ganhando cinco prêmios no Festival de Cannes durante sua carreira.

Ele faleceu em 1996, aos 82 anos. Jaula Amorosa apresentou Fonda como uma mulher que se apaixona por um jogador de cartas em fuga de gângsteres americanos.

A revelação de Fonda ocorre em meio a contínuas críticas contra a indústria cinematográfica francesa por perpetuar abusos.

A atriz de Retrato de uma Mulher em Chamas, Adele Haenel, publicou uma carta aberta neste mês em que anunciou que estava deixando o negócio. Ela criticou o Festival de Cannes por estar “pronto para fazer qualquer coisa para defender seus chefes estupradores”, citando cineastas como Roman Polanski e Gerard Depardieu.

O Festival de Cannes deste ano ainda abriu com um filme estrelado por Johnny Depp, de uma diretora abertamente contra o movimento #MeToo.

Sair da versão mobile