Judi Dench, a renomada atriz britânica, revelou que seu problema de visão se estende a tal ponto que ela não consegue mais enxergar nos sets.
Em entrevista ao Sunday Mirror (via The Guardian), a vencedora do Oscar disse que perder a capacidade de enxergar foi “o maior choque”, acrescentando: “Terrível. É horrível depender tanto das pessoas”.
“Quero dizer, eu não consigo mais enxergar em um set de filmagem”, disse Dench.
“E não consigo ver para ler. Então não consigo ver muito. Mas você sabe, você apenas lida com isso. Continua. É difícil para mim se eu tiver um papel de grande extensão. Ainda não encontrei uma maneira. Porque tenho tantos amigos que vão me ensinar o roteiro. Mas tenho memória fotográfica”.
Atriz já havia confessado extensão dos seus problemas de visão
Durante uma conversa em 2021 com a Vision Foundation, uma instituição de caridade londrina para perda de visão, Dench revelou que pede a seus amigos próximos que a ajudem a memorizar novos roteiros lendo-os em voz alta para ela, pois a repetição do diálogo a ajuda.
“Você encontra uma maneira de se virar e superar as coisas que você acha muito difíceis”, disse Dench na época.
“Eu tive que encontrar outra maneira de aprender falas e coisas assim, que é tendo grandes amigos me repetindo elas repetidamente, repetidamente e repetidamente. Então, tenho que aprender através da repetição, e só espero que as pessoas não percebam muito se todas as falas forem completamente desastrosas!”
Dench apareceu no programa The Graham Norton Show no início deste ano e disse que aprender roteiros tinha se tornado “impossível” por causa da perda de visão. Ela afirmou que sua “memória fotográfica” já não podia mais ajudá-la.
Dench recebeu uma indicação ao Oscar em 2022 por sua atuação em Belfast, dirigido por Kenneth Branagh.