Após fazer grande sucesso como uma das melhores séries originais do YouTube Red, Cobra Kai finalmente fez sua estreia na Netflix, e desde então vem conquistando o público brasileiro e se mantendo entre as séries mais assistidas da plataforma.
No derivado e continuação de Karatê Kid, Ralph Macchio e William Zabka reprisam seus papéis da franquia. Os épicos adversários retornam para o dojo, trinta anos depois dos eventos do torneio de 1984.
Johnny Lawrence (Zabka) busca por redenção ao reabrir o famoso dojo, reacendendo a rivalidade com Daniel LaRusso (Macchio), que luta pela manutenção do equilíbrio em sua vida sem a ajuda do mentor, Sr. Miyagi.
Muitos fãs não sabem, mas o intérprete do Sr. Miyagi teve uma vida marcada por altos e baixos.
Confira abaixo!
O início humilde de Pat Morita
Nascido Noriyuki Morita, o intérprete do Sr. Miyagi trouxe muito da própria personalidade para o personagem de Karatê Kid. A performance ressonou com tanta gente que chegou a ser indicada ao Oscar – a única indicação da carreira do ator.
Morita nasceu em 1932 na cidade de Isleton, na Califórnia, vindo de uma família de imigrantes japoneses. O ator foi diagnosticado com a rara tuberculose na coluna, também conhecida como Doença de Potts aos 2 anos.
O ator passou quase uma década confinado em uma ala de tuberculosos no Instituto Weimar, frequentemente imobilizado em um gesso de corpo inteiro.
Eventualmente, o ator passou por um tratamento experimental que acabou funcionando e permitindo uma vida relativamente normal – principalmente para alguém que tecnicamente não sobreviveria à infância.
Quando ficava imobilizado no instituto, Morita começou a pensar em piadas e coisas engraçadas para se entreter. Foi lá que o ator descobriu seu senso de humor e talento para a comédia.
Tragédia na Guerra para o astro de Karatê Kid
Morita foi se reuniu com a família após ser liberado do hospital, mas a felicidade durou pouco.
O ano era 1943, e todos os imigrantes japoneses que residiam nos Estados Unidos foram trancafiados em “campos de relocação”, uma espécie de campo de concentração criada na época da Segunda Guerra Mundial.
O ator se sentiu feliz por estar perto da família, mas na época era muito jovem para entender porque os parentes haviam sido presos. Morita costumava chorar o dia inteiro, sentindo falta da compaixão e cuidado dos funcionários do hospital.
“O Tio Sam e os americanos gostam de usar palavras diferentes quando os termos originais são muito pesados. Então eles chamaram esses lugares de ‘centros de realocação’. Na verdade, eles eram a versão americana dos campos de concentração”, afirmou o ator em uma entrevista.
O triste fim de Pat Morita
Após uma longa e diversificada carreira, Pat Morita morreu em 2005, aos 73 anos. A causa da morte foi identificada como uma falência renal, instigada por uma batalha vitalícia contra o alcoolismo.
Evelyn, a mulher de Pat Morita, falou sobre o vício do marido após sua morte.
“Todos sabíamos do vício, e era uma questão de tempo até que a bebida o levasse. Ele também sabia disso”, comentou a viúva.
Aly, uma das três filhas do ator, também discutiu o alcoolismo do pai.
“Ele era uma alma caridosa e gentil. Mas não se sentia bem com o rótulo de ‘celebridade acabada, sem valor em Hollywood. Mesmo assim, ele conseguiu garantir um lugar na história”, contou Aly.
Pat Morita conta com uma estrela na Calçada da Fama; confira abaixo!
A quarta temporada de Cobra Kai ainda não tem data de estreia na Netflix.