Morgan Freeman é a mais recente estrela a falar publicamente sobre supostas tentativas de reproduzir as vozes de celebridades usando IA.
O ator ganhador do Oscar foi às mídias sociais na sexta-feira (28) para expressar sua gratidão aos fãs que o notificaram sobre imitações de sua voz geradas por IA.
“Obrigado aos meus incríveis fãs por sua vigilância e apoio ao denunciarem o uso não autorizado de uma voz de IA que me imita”, publicou Freeman no X. “Sua dedicação ajuda a manter a autenticidade e a integridade. Grato.” As hashtags em sua postagem incluíam “scam” (golpe) e “IdentityProtection” (proteção de identidade).
A postagem de Freeman ocorre depois que Scarlett Johansson ameaçou entrar com uma ação legal no mês passado contra a OpenAI por supostamente copiar e imitar sua voz depois que ela se recusou a licenciá-la para a empresa.
Em uma declaração na época, Johansson disse que, depois que ela recusou o pedido da OpenAI para ser uma voz chamada “Sky” para seu sistema de IA, a empresa fundada por Sam Altman imitou sua voz.