Luto

Norman Jewison, diretor de Feitiço da Lua, morre aos 97 anos

Diretor também comandou jesus Cristo Superstar

Norman Jewison
Norman Jewison

Norman Jewison, diretor e produtor de cinema indicado ao Oscar, morreu em sua residência em Los Angeles, no sábado (20). Ele tinha 97 anos.

Jewison é conhecido por Feitiço da Lua, Crown, o Magnífico, Jesus Cristo Superstar, dentre outros filmes.

Sua carreira no cinema começou com comédias de Doris Day, como Tempero do Amor. Mas a consciência social de Jewison começou a vir à tona com No Calor da Noite e, mais tarde, com o drama sindical F.I.S.T.

Jewison teve sua cota de sucessos de bilheteria e geralmente estava em sintonia com o pulso do público, mas nem sempre recebia elogios da crítica por seu trabalho. Ele recebeu sete indicações ao Oscar, mas nunca ganhou um Oscar competitivo, embora tenha recebido o prêmio Irving G. Thalberg Memorial Award.

Em 1961, depois de sucessos na TV britânica, canadense e americana, ele se incomodou com as restrições da televisão e mudou-se para Hollywood para seguir a carreira cinematográfica. Seu primeiro trabalho foi a comédia 20 Quilos de Confusão, estrelada por Tony Curtis.

O último trabalho de Jewison nos cinemas, A Confissão, de 2003, foi estrelado por Michael Caine na história de um criminoso de guerra nazista finalmente caçado após anos de proteção.


Sair da versão mobile