Após as cenas icônicas de Indiana Jones em Os Caçadores da Arca Perdida em que o personagem de Harrison Ford aparece cercado por dezenas de cobras, cientistas decidiram batizar uma espécie inteira com o nome do ator.
O Tachymenoides harrisonfordi é um tipo recém-descoberto de cobra encontrada na Cordilheira dos Andes no Peru. Pesquisadores avistaram pela primeira vez uma cobra macho tomando sol em um pântano em maio de 2022, de acordo com um relatório publicado na revista científica Salamandra.
Embora o arqueólogo Indiana Jones seja um notório odiador de serpentes, Ford tem o prazer de compartilhar seu nome com a nova espécie.
“Esses cientistas continuam nomeando criaturas com meu nome, mas são sempre as que aterrorizam as crianças”, brincou Ford em comunicado enviado à EW. “Não entendo. Passo meu tempo livre fazendo ponto cruz. Canto canções de ninar para meus pés de manjericão, para que não tenham medo da noite”.
Ele acrescentou: “Com toda a seriedade, recebo esta descoberta com muita humildade. É um lembrete de que ainda há muito a aprender sobre nosso mundo selvagem – e que os humanos são uma pequena parte de uma biosfera impossivelmente vasta. Neste planeta, todos os destinos estão interligados e, neste momento, um milhão de espécies estão à beira do esquecimento. Temos um mandato existencial para consertar nosso relacionamento rompido com a natureza e proteger os lugares que sustentam a vida”.
A cobra homônima de Ford mede 15,24 cm de comprimento e é marrom-amarelada pálida com manchas pretas espalhadas pelo corpo, barriga preta e uma faixa vertical sobre o olho cor de cobre. A espécie foi nomeada para homenagear o compromisso do ator com a conservação, particularmente em relação ao seu papel de longa data como vice-presidente do conselho de administração da Conservation International.
Como Ford já mencionou, isso marca a terceira espécie animal nomeada em sua homenagem. Ele anteriormente inspirou o nome de uma formiga (Pheidole harrisonfordi) e uma aranha (alponia harrisonfordi).