Se Sean Bean está em um filme, ou série, você pode ter quase certeza que ele vai morrer em determinado ponto da história. De fato, o ator acumula uma quantidade impressionante de mortes diante das câmeras.
Ao longo de sua carreira, Bean participou de uma grande variedade de produções, desde sucessos de bilheteria como a trilogia O Senhor dos Anéis até ícones da televisão como Game of Thrones.
O destino dos personagens de Bean é quase sempre o mesmo: ele simplesmente continua morrendo em tudo. Para fins de contexto, ele morre no já mencionado O Senhor dos Anéis e em Game of Thrones, bem como em A Ilha, Equilibrium e vários outros projetos. De fato, Bean morreu em 25 filmes e séries de TV… até o momento.
Sim, Bean já morreu mais de duas dúzias de vezes e, se os executivos de Hollywood quiserem, ele morrerá muito mais para nosso entretenimento na tela.
A primeira grande morte do ator foi no filme Caravaggio, de 1986. Mais tarde, ele morreu no filme de 1992 de Harrison Ford, Jogos Patrióticos. Nesse sucesso de bilheteria, o personagem de Bean é atingido por uma âncora.
Depois de seu período com Ford, Bean entrou para a série James Bond em Goldeneye, de 1995, e morreu quando uma antena cai em cima dele. Depois de mais alguns funerais, Bean apareceu em O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, que ele considera sua melhor morte na tela.
Sean Bean conhece a própria fama
Sean Bean está obviamente ciente de que o público reconhece sua propensão a morrer, e é por isso que ele começou a recusar papéis em que seu personagem pereceria.
“Eu recusei coisas. Eu disse: ‘Eles sabem que meu personagem vai morrer porque eu estou nele!'”, disse ele ao The Sun em 2019, acrescentando: “Eu só tive que cortar isso e começar a sobreviver, caso contrário, era tudo um pouco previsível.”
Os criadores, no entanto, encontraram maneiras convenientes de contornar os interesses de Bean. Em 2019, ele estrelou a série da BBC World on Fire, que dramatiza a Segunda Guerra Mundial.
O ator estrelou como Douglas Bennett, um veterano que ainda está se recuperando de eventos traumáticos. Bennett sobrevive à primeira temporada, mas é morto sorrateiramente fora da tela durante a segunda temporada.
Lançada em 2023, a segunda temporada de World on Fire marca a 25ª morte de Bean; embora seja quase impossível saber se Bean morreu mais do que outros atores, esse ainda é um marco bastante trágico.
Em conversa com o The Guardian em 2022, o astro de A Sociedade do Anel disse que os criadores tendem a mantê-lo por perto agora por causa do reconhecimento do nome. “Quando você está começando, você é muito mais dispensável. Agora eles podem me manter vivo e fazer valer seu dinheiro”, brincou.